fbpx
Assine nossa newsletter

Videogames para crianças: como usá-los de maneira produtiva

videogames para crianças

A cultura maker é aquela em que a criança põe a mão na massa para vencer desafios e conseguir experiências. Uma das formas que os pais têm para treinar seus filhos nesse ambiente são os videogames para crianças.

Em vez de proibir ou desaconselhar o uso, é possível incentivar os jogos para uma realidade favorável para os menores. Neste texto, você entenderá quais são os benefícios dos jogos educativos para as crianças, bem como dicas para usar os videogames de maneira produtiva.

Quer dar diversão e estimular seus filhos ao mesmo tempo? Então, veja agora o que você pode fazer. Boa leitura!

⠀⠀⠀⠀⠀

Quais são os benefícios dos jogos educativos para as crianças?

⠀⠀⠀⠀⠀

Embora ainda exista muito preconceito com os videogames para estimular a capacidade intelectual das crianças, a verdade é que eles podem ser muito úteis, caso a família planeje tudo adequadamente. Em primeiro lugar, eles podem estimular a autonomia, uma vez que as crianças precisarão resolver seus problemas sozinhas.

Para passar para novos níveis, é importante que elas pensem como poderão vencer o desafio proposto e se lembrem das estratégias que não foram bem-sucedidas. Esse tipo de análise será importante no futuro, uma vez que a capacidade analítica é uma das habilidades mais recompensadas pelo mercado.

Além disso, alguns jogos podem expor problemas reais da vida. Neles, a capacidade de reflexão é treinada enquanto as crianças ainda estão jogando. Aspectos como desigualdade social e violência são frequentemente abordados nos jogos.

Por isso, é interessante que os pais participem dos momentos de diversão com os filhos, mostrando que os jogos estão além de botões que devem ser apertados. Há uma história e objetivos que precisam ser vencidos. Deixe-os conscientes disso!

Conheça os Fuzzy Bits

⠀⠀⠀⠀⠀

Como usar os videogames de maneira produtiva?

⠀⠀⠀⠀⠀

Agora que você viu como os jogos podem ser produtivos para as crianças, veja o que pode fazer para que esses momentos sejam mais produtivos.

⠀⠀⠀⠀⠀

Ter jogos que estimulem o raciocínio lógico

⠀⠀⠀⠀⠀

Jogos que estimulem o raciocínio lógico devem ser bem-vindos no dia a dia infantil. Eles fazem com que as crianças pensem antes de agir, aumentando cada vez mais a velocidade de processamento. Mais do que mero exercício matemático, ensina os jovens que cada ação a ser tomada deve ter uma justificativa plausível.

⠀⠀⠀⠀⠀

Manter a configuração em inglês

⠀⠀⠀⠀⠀

Em muitos casos, os jogos podem ser os primeiros professores de inglês das crianças. Deixá-los na língua estrangeira faz com que os jovens precisem fazer testes e comparar os comandos com palavras que eles conhecem em português. Os pais podem incentivar que as crianças digam o que determinada palavra ou frase significa, solidificando ainda mais o conhecimento.

⠀⠀⠀⠀⠀

Propor objetivos

⠀⠀⠀⠀⠀

Muitos jogos permitem que os pais proponham objetivos diários para as crianças. Atingir uma determinada pontuação ou fase é uma forma de estimular ainda mais o jovem a pensar em maneiras para cumprir o desafio. Dessa maneira, quando adulto, terá ainda mais capacidade de cumprir as metas impostas pela vida adulta.

Como parte da cultura maker, os videogames para crianças são importantes para desenvolver habilidades preciosas nelas, inclusive de saber perder e usar experiências ruins no futuro. Entretanto, os pais devem tê-los sob controle. Os jogos devem ocupar apenas parte do tempo do seu tempo e eles devem passar por outras experiências durante o dia.

Você gostou deste texto? Então, compartilhe-o agora mesmo nas redes sociais e informe outras pessoas!


Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.