Assine nossa newsletter

Valores na escola: quais devem ser os pilares de uma instituição?

valores na escola

Na hora de escolher onde seus filhos vão estudar, os pais costumam levar em consideração diversos fatores, como localização, preço de mensalidade, atividades extracurriculares e métodos pedagógicos, que variam de instituição para instituição.

Acima disso, porém, a maioria dos responsáveis pelas crianças e adolescentes busca determinados valores na escola — que podem realmente influenciar a sua decisão final. Você sabe quais são esses valores? Continue a leitura para descobrir!

Horizontalidade

A escola é um espaço de socialização e, consequentemente, de conflitos. Por isso, é importante que toda instituição de ensino saiba como mediá-los e transformá-los em oportunidades de desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Uma estratégia muito utilizada para fortalecer relações e lidar com divergências no ambiente escolar é a horizontalidade. Segundo seus princípios, a partilha de informação e a tomada de decisão transpassam os níveis hierárquicos da instituição de ensino.

Dessa forma, alunos, professores, gestores e funcionários estabelecem relações baseadas na escuta e no diálogo, contribuindo para a construção de um ambiente de paz e respeito mútuo — muito mais propício ao ensino e ao aprendizado.

Segurança

Garantir a segurança das crianças e adolescentes na escola é tão importante quanto oferecer a eles um ensino de qualidade. Afinal, os alunos aprendem melhor em ambientes onde se sentem bem e seguros. Para isso, no entanto, não bastam apenas câmeras, porteiros e vigias.

A segurança escolar envolve normas, procedimentos e toda a estrutura física da instituição de ensino, incluindo também seu entorno. Para tornar sua escola um local seguro, o primeiro passo é fazer uma análise de riscos e, a partir dela, criar um sistema de controle de acesso e um plano para situações emergenciais.

Além disso, é fundamental adotar medidas para prevenir acidentes, principalmente quedas e escorregões. Usar telas de proteção em janelas e varandas, dar preferência às rampas no lugar das escadas, passar orientações diariamente (não correr nos corredores, amarrar os cadarços dos tênis, usar sapatos adequados para as práticas esportivas etc.) e dar atenção especial ao playground são algumas medidas que aumentam a segurança no ambiente escolar.

Feedbacks construtivos

O processo de ensino e aprendizagem pode ser muito desafiador. Por isso, é importante que a escola — incluindo professores e gestores — dê feedbacks que realmente contribuam para o aprendizado cognitivo e socioemocional dos alunos.

Um bom feedback deve ser claro e amigável, e estar sempre vinculado a objetivos bem definidos, orientando sobre o caminho a ser seguido na próxima vez. A escolha do momento para dar o feedback também é importante — quanto mais próximo da apresentação ou entrega dos resultados, melhor.

Portanto, entre os valores que os pais esperam que a escola ofereça aos alunos, estão a horizontalidade, a segurança e a capacidade de fornecer feedbacks construtivos. Além de fazer com que as crianças e adolescentes se sintam bem e seguros, é necessário que a instituição de ensino transmita confiança aos seus responsáveis.

Gostou do nosso artigo sobre valores na escola? Então aproveite e assine a nossa newsletter. Assim, você vai receber mais conteúdos como este diretamente na sua caixa de entrada!