fbpx
Assine nossa newsletter

TCTs: Temas Contemporâneos Transversais

Compreenda a importância de trabalhar as TCTs com os alunos.

tcts

A educação do presente perfaz caminhos que exigem de seus profissionais a capacidade de abordar temas de grande relevância para a sociedade atual. Por vivermos sob a égide da contemporaneidade, a BNCC nos apresenta temas a serem trabalhados transversalmente, os chamados TCTs.

No Guia de Propostas e Práticas de Implantação dos TCTs, disponibilizado pelo Ministério da Educação no site da BNCC, encontramos uma descrição clara do objetivo de incorporar os temas no currículo da escola, visto que eles não pertencem a uma disciplina, mas sim a todas elas.

“O maior objetivo dessa abordagem é que o estudante conclua a sua educação formal reconhecendo e aprendendo sobre os temas que são relevantes para sua atuação na sociedade. Assim, espera-se que a abordagem dos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) permita ao estudante compreender questões diversas, tais como cuidar do planeta, a partir do território em que vive; administrar o seu dinheiro; cuidar de sua saúde; usar as novas tecnologias digitais; entender e respeitar aqueles que são diferentes e quais são seus direitos e deveres como cidadão, contribuindo para a formação integral do estudante como ser humano.”

Mas afinal, que temas são esses?

Meio Ambiente: Aborda a educação ambiental e a educação para o consumo. Trabalha as relações entre o ser humano e o meio ambiente estimulando a compreensão do desenvolvimento sustentável.

Economia: Engloba não apenas a educação financeira, mas também o trabalho e a educação fiscal. Temas de extrema importância para o preparo profissional dos alunos.

Saúde: Trata-se da educação alimentar, nutricional e de saúde básica. Não apenas falando de doenças, mas sim ensinando sobre bem estar mental, físico e social.

Cidadania e Civismo: Trata-se do ensino de vida familiar e social, da educação para o trânsito, da educação em direitos humanos e dos direitos da criança e do adolescente. Além do processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso.

Multiculturalismo: Diz respeito a diversidade cultural e a educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras

Ciência e Tecnologia: Baseia-se, como o nome diz, na ciência e na tecnologia. Neste contexto, pode-se considerar a inclusão do Letramento Tecnológico no currículo da escola.

Como se aplicam?

Mesclar os temas contemporâneos com ensino das disciplinas pré-estabelecidas na BNCC promove não apenas o aprendizado dos conceitos teóricos, mas também um aprofundamento das realidades cotidianas dos alunos. Este trabalho com os temas transversais requer a sensibilidade de cada equipe pedagógica em entender a estrutura social na qual a instituição de ensino está inserida.

Por exemplo, em uma escola de campo o educador não trabalharia com tanta profundidade assuntos relacionados a trânsito, enquanto a abordagem do mesmo assunto em grandes centros seria mais abrangente. A importância e a necessidade de abordar o tema devem ser mantidas em ambas as situações, mas a forma de fazê-la precisa ser adequada, revelando a vivência da comunidade escolar.

Esta percepção e a problematização da realidade são fundamentais para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos alunos. Neste contexto, o educador precisa apresentar meios para que o conhecimento adquirido seja global e não fracionado.

Existem múltiplas possibilidades para a abordagem das TCTs e para sua integração no currículo da escola. No artigo 4 temas que os Educadores devem conhecer apresentamos dicas que podem te auxiliar nesse processo. Passa lá para conferir!