Todo nosso trabalho se baseia em 4 fundamentos.

Esses pilares nos permitem entregar FERRAMENTAS educacionais, com um CONTEÚDO pedagógico elaborado através de METODOLOGIAS inovadoras, sem nunca esquecer da CAPACITAÇÃO e suporte aos nossos usuários e instrutores.

Fundamentos Fuzzy Fundamentos Fuzzy

Educação Steam

A Educação STEAM é uma metodologia de ensino que propõe a transdisciplinaridade entre cinco áreas de conhecimento: Ciências (Science), Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Apesar de ter nascido nos EUA na década de 90, com o objetivo de solucionar diversos problemas educacionais e produtivos desse país, só agora vem ganhando força no Brasil. Em termos de metodologia, seu principal alicerce é a aprendizagem baseada em projetos. Já em termos de currículo, trata-se de uma perspectiva que entende o conhecimento como a integração entre as diferentes áreas e competências.

Aqui na Fuzzy, abordamos os conteúdos das Ciências, sendo a Tecnologia uma das ferramentas. Adotando uma visão de Engenharia, para gerarmos inovação com propósito, mas sem deixar de lado a liberdade criativa das Artes e Design e sempre aplicando a linguagem universal da Matemática.

Cultura Maker

A Cultura Maker é o nosso segundo fundamento!

Esse movimento cultural se baseia fortemente na ideia do construtivismo, ou seja, na noção de que o "fazer" é a melhor forma de aprendizado.

Aqui na Fuzzy, acreditamos que qualquer pessoa pode criar e produzir com as próprias mãos, por isso ajudamos a formar cidadãos com iniciativa e responsabilidade. Trata-se de uma questão de empoderamento que transforma nossa comunidade Fuzzy em agentes ativos, tanto na escola, mas também em outras áreas de suas vidas!

Enfoque Pedagógico

TODAS nossas ferramentas são desenvolvidas para educação! Esse é o nosso terceiro fundamento.

Nossos kits eletrônicos não são adaptações de ferramentas de prototipagem ou aplicações técnicas que, de alguma forma, chegaram às salas de aula. Eles são desenvolvidos com o propósito de garantir um processo de aprendizagem eficiente, intuitivo e divertido!

Arduino e Raspberry Pi, apesar de algumas vantagens, não são boas opções para a educação infantil. São ferramentas de prototipagem e aprendizado mais avançadas, indicadas para estudantes que já passaram por uma introdução aos temas tecnológicos, como programação e eletrônica básicas.

Por isso, na Fuzzy, descomplicamos esse primeiro contato com a tecnologia. Permitimos que as crianças se preocupem com o conteúdo que importa, sem se perderem na complexidade dessas outras ferramentas.

Foco no "mão na massa"

O nosso quarto fundamento é mais do que a simples valorização das atividades manuais.

É sobre saber aproveitar os benefícios cognitivos dessas práticas, mas também equilibrar o tempo que as crianças passam na frente de telas. Nem sempre precisamos estar na frente de uma tela para falarmos de tecnologia e inovação!

Por isso, na Fuzzy, trabalhamos soluções simples e práticas, que muitas vezes não envolvem computadores ou circuitos complexos!

O trabalho de formação não se restringe aos professores na sala de aula. O aprendizado domiciliar também desempenha uma influência importante na exploração e aprofundamento nos temas sendo uma extensão da escola. O papel da família é prover suporte e liberdade de exploração e participar do processo como um incentivo à criança.

É por isso que os produtos da Fuzzy são criados para serem usados em casa ou na escola. O conteúdo de atividades e suporte é disponibilizado em nossa plataforma online de educação. Assim, os projetos se tornam atividades divertidas onde todos da família podem aprender.