Assine nossa newsletter

Relação família-escola: a chave que pode transformar a educação do seu filho

relação família-escola

A relação família-escola é essencial para o desenvolvimento escolar das crianças. Isso porque, quando ambas as partes trabalham juntas em prol do mesmo objetivo, os pequenos conseguem aprender com mais facilidade. Além disso, a presença dos pais no âmbito escolar e o cuidado deles com a educação dos filhos não reflete apenas no boletim, mas também no comportamento das crianças dentro da sala de aula.

O trabalho dos pais junto a educadores ajuda também no desenvolvimento da autoestima das crianças, que se sentem mais valorizadas e, assim, mais motivadas a buscar novos conhecimentos e se desenvolver intelectualmente.

Neste post, vamos falar sobre os benefícios da relação família-escola, mas primeiro, vamos entender qual o papel de cada uma das partes na educação das crianças e jovens.

Entenda o papel de pais e escolas na relação família-escola

Apesar de o trabalho em conjunto entre pais e educadores ser fundamental para o desenvolvimento intelectual e formação de caráter de crianças a adolescentes, cada uma das partes têm um papel diferente a ser exercido nessa parceria.

Os pais são responsáveis por educar os filhos dentro de sua escala de valores, fator essencial para a formação do caráter de qualquer ser humano. No entanto, a escola deve complementar esse trabalho, pois quando a criança entra na escola, ela tem contato com pessoas de crenças e ideias diferentes.

No mais, é dever dos pais participar dos eventos escolares que exigem sua presença, como reuniões, palestras e outros assuntos. A escola por sua vez, deve conversar com o pais sobre os pontos fortes e pontos fracos da criança para que essas questões sejam trabalhadas, visando desenvolver o aprendizado e talento do estudante.

Veja os benefícios da relação família-escola

Os benefícios da parceria família-escola são muitos. A seguir, vamos citar apenas alguns deles para que você entenda a importância de sua presença na educação de seus filhos. Vamos lá?

Melhora o rendimento da criança na escola

Uma pesquisa realizada em 2014 pela Organização Todos pela Educação constatou que, quanto mais participativos são os pais na vida escolar dos filhos, melhor é o desempenho dessas crianças. Apesar de a pesquisar ser um pouco antiga, ela reflete uma realidade, pois dificilmente uma criança ou adolescente que não tem estímulo em casa, vai se dedicar como deve aos estudos.

Faz do aprendizado uma experiência mais rica

É normal que crianças e adolescentes tenham dificuldade para entender alguns conteúdos ministrados dentro da sala de aula. Quando isso acontece e os pais estão cientes do que é ensinado na escola, eles podem ajudar os filhos a compreender o que é mostrado na escola por meio de experiências em casa ou em ambientes externos, como em um passeio ao ar livre.

Melhora o comportamento da criança dentro e fora de sala

Crianças cujos pais são participativos no processo de educação são mais disciplinadas dentro de sala e conseguem ficar mais centradas nos estudos. Além disso, o relacionamento delas com professores e colegas de classe é mais tranquilo.

Melhora a autoconfiança da criança

Crianças com dificuldade de aprendizado tendem a ser mais inseguras em relação ao seu futuro. No entanto, quando a relação família-escola é próxima, esses problemas são contornados, pois é feito um trabalho para desenvolver essa dificuldade do aluno. Dessa forma, a criança se sente mais segura em relação à sua própria capacidade e tem mais chances de ter um futuro promissor.

Melhora na qualidade da educação

A educação, como um todo tem muito a ganhar com essa parceria entre família e escola. Isso porque, quando ambas as partes trabalham juntas, fica mais fácil encontrar soluções e novas formas de melhorar o processo de aprendizado dos alunos. Nesse contexto, todos saem ganhando: pais, professores e alunos.

Viu como a relação família-escola pode ser benéfica tanto para seus filhos, quanto para a sociedade em geral? Então, participe da vida acadêmica de seus pequenos logo que eles entrarem na escola. Os benefícios serão visto ao longo dos anos e da vida escolar de seu filho.

Gostou do post sobre a parceria entre família e escola? Deixe sua opinião nos comentários!