O contexto desse projeto é a simulação de um painel solar, usando o LED indicador de potência para exibir a intensidade de luz que chega no sensor de luminosidade. Esses LEDs podem indicar, indiretamente, quanta energia o painel solar estaria produzindo de forma fictícia. Assim, visualizamos claramente a variação de luminosidade, facilitando a familiarização dos alunos com o princípio de funcionamento do sensor de luz do Fuzzy Bits.
1. Nesse projeto, iniciaremos pelo circuito de Fuzzy Bits para usar suas dimensões na construção de algumas partes da estrutura posteriormente. É uma combinação bem simples que começa pelo bit de energia e o fio extensor. Esses dois ficarão posicionados na base do nosso painel, por isso precisamos do fio extensor para levar energia até a placa principal. Nessa placa, estarão posicionados o sensor de luminosidade seguido do LED indicador de potência. Através do sensor utilizado, esse simples circuito vai ser capaz de transformar a incidência de luz sobre a placa em um indicador luminoso composto pelos LEDs.
2. A estrutura pode ser constituída de palitos com pontas arredondadas ou pontas retas. Se forem redondos como os nossos, deveremos cortar suas pontas em alguns casos. Ao realizar os cortes, utilizamos uma régua para fazer as marcações nas pontas e no meio dos palitos. Dos 32 palitos iniciais, vamos começar cortando as duas pontas de 12 unidades, conforme a imagem:
3. Em seguida, devemos cortar três palitos ao meio. Depois disso, cortamos apenas uma das pontas de mais quatro palitos:
4. Agora, vamos começar com a base do painel solar. Então, colocamos 9 palitos normais na horizontal e paralelos entre si. Depois, usamos a cola quente ou de silicone para adicionar 2 palitos na posição vertical, em extremidades opostas, unindo os palitos da base:
5. Em seguida, finalizamos a base com o corte das pontas dos dois palitos posicionados na vertical:
6. Prosseguindo, vamos construir a placa do painel igual fizemos com a base, porém usamos apenas 6 palitos na horizontal com as pontas cortadas. Colamos os 2 palitos na vertical para unir a estrutura e cortamos suas pontas, conforme a imagem:
7. Feito isso, vamos construir o suporte do painel com os palitos que recortamos no início. Então, precisaremos usar as duas partes de um palito que foi cortado no meio e outro que cortamos apenas uma das pontas. Vamos conectar uma parte na ponta que foi cortada e, com a outra metade, vamos criar um ângulo entre eles, como na imagem:
8. Em seguida, vamos montar mais duas peças iguais à anterior e colar as três lado a lado, formando a estrutura abaixo. Depois disso, colamos o suporte na base que construímos com os 9 palitos anteriormente.
9. Novamente, voltaremos aos palitos que cortamos as duas pontas no início. Vamos utilizar 6 deles para montar dois conjuntos de 3 palitos cada:
10. Então, usamos o circuito de bits para medir e posicionar essas duas peças na estrutura do painel. Elas servirão como suporte para o nosso sensor e o LED indicador de potência. Depois de encontrar a distância correta, passamos a cola e aguardamos secar.
11. Por fim, vamos colar esse painel na estrutura do suporte com a base. Para testar, posicione o projeto em locais com diferentes luminosidades. Sugerimos expor diretamente ao sol, depois coloca-lo em um quarto escuro, e verificar a indicação dos LEDs. Quanto mais luz no ambiente, mais LEDs devem acender.
—> Faça parte da Comunidade Fuzzy! Compartilhe seus projetos nas redes sociais com a #ProjetoFuzzy.