fbpx
Autor Fuzzy Makers
Belo Horizonte,
enviado em Out, 2020

Moinho de Vento

Materiais Utilizados

Bits

  • 1 Bit de energia;
  • 1 Sensor de som;
  • 1 Motor;

Outros

  • 1 chapa de papelão tamanho A4;
  • 1 folha A4 de papel sulfite;
  • 8 palitos de picolé;
  • 5 espetos de churrasco;
  • Cola, tesoura, lápis, estilete e régua;

Como fazer?

Para o nosso oitavo projeto, vamos usar o motor para movimentar as pás de um moinho de vento. O sensor de som funcionará como um “sensor de vento”. Ele é capaz de captar o som através de uma membrana interna que vibra quando algum som é emitido. Essa vibração é causada pelo deslocamento do ar devido a onda sonora. Portanto, podemos fazer o ar deslocar-se e vibrar a membrana do sensor ao soprarmos. Como o motor começa a girar quando sopramos, podemos simular o moinho funcionando a partir do vento.

 

1. Nosso primeiro passo é recortar os palitos de picolé com as seguintes medidas:

  • 2 palitos com 11cm;
  • 2 palitos com 7cm;
  • 4 palitos com 5,5cm.

 

   

 

2. Em seguida, vamos começar a construir a estrutura que irá sustentar nosso moinho. Para isso, pegamos um palito de 5,5cm e um palito de 7cm e os posicionamos a uma distância de 24cm um do outro, conforme a imagem ao lado:

 

 

3. Feito isso, vamos colar dois espetos de churrasco nos palitos de picolé. Observe que, como um palito é maior que o outro, haverá uma angulação ao posicionar os espetos de churrasco.

 

ATENÇÃO: Corte as pontas dos espetos de churrasco para evitar lesões.

4. Agora, repita o procedimento para termos duas partes para a estrutura de sustentação, conforme a imagem ao lado:

 

 

5. Em seguida, vamos começar a juntar essas duas partes para que nossa estrutura fique em pé. Para isso, usamos um palito de 5,5cm e um de 11cm e os posicionamos a uma distância de 24cm um do outro. Feito isso, iremos colar as duas partes da estrutura, conforme a imagem abaixo.

Note que os palitos devem estar alinhados e que o palito de 11cm deve estar na mesma ponta que o palito de 7cm. Assim, quando colarmos as duas partes da estrutura haverá uma pequena angulação.

 

 

6. Por fim, colamos os dois últimos palitos de 5,5cm e 11cm. Aguardamos um tempo até a cola secar e podemos posicionar toda a estrutura em pé.

 

 

7. Para o nosso próximo passo, iremos usar os moldes na construção do cata-vento.

 

 

8. Para fixar o motor que irá movimentar as pás do nosso moinho, vamos cortar os moldes base e suporte motor no papelão. Em seguida, colamos a base na ponta dos espetos da estrutura e, utilizando o molde suporte motor, fazemos o arco que o mantém fixo. Faça ranhuras no papelão para facilitar a construção do arco.

 

 

9. O próximo passo é a construção das pás do moinho. Para isso, vamos transferir o molde cata-vento para a folha de papel sulfite e recortar nos locais indicados. Em seguida, dobramos uma das pontas e a colamos no centro do quadrado, conforme imagem abaixo.

Repita esse procedimento com as outras três pontas.

 

 

 

10. Em seguida, cortamos os dois moldes base cata-vento em um papelão, e o colamos atrás das pás do nosso moinho.

 

 

11. Vamos fazer um pequeno furo no centro do círculo de papelão que está atrás das pás do moinho e o encaixamos no eixo do motor, conforme imagem.

 

O círculo deve ficar bem preso ao eixo através do furo.

12. Agora é o momento de colocarmos a cauda do nosso moinho. Portanto, vamos cortar o molde da cauda no papelão e prendê-lo no suporte do motor com um espeto de churrasco.

 

DICA: Caso o motor não esteja fixo, podemos utilizar o espeto de churrasco para pressioná-lo contra a base do moinho e evitar que ele solte.

13. Agora que o nosso motor já está posicionado, podemos criar o restante do circuito com os Fuzzy Bits. Para isso, vamos conectar o sensor de som no lado Speed do motor. Assim, a velocidade de rotação do eixo do nosso motor, será proporcional à intensidade de vibração da membrana do sensor ao soprarmos. Então, para finalizar o circuito, conectamos o bit de energia ao nosso sensor.

 

 

 

14. Por fim, vamos colar o circuito na estrutura que construímos e ajustar a sensibilidade do sensor para alterar a relação entre intensidade do sopro e a velocidade do motor.

 

 

Projeto Finalizado:

—> Faça parte da Comunidade Fuzzy! Compartilhe seus projetos nas redes sociais com a #ProjetoFuzzy.

 

Clique aqui para fazer o download dos moldes