Autor Fuzzy Makers
Belo Horizonte,
enviado em Fev, 2019

Luz acionada por palmas

Materiais Utilizados

Bits

1 Bateria recarregável;

1 Led de alto brilho;

1 Sensor de som;

1 Porta lógica Latch;

 

Outros

Peças de lego;

Fita adesiva.

Como fazer?

Neste tutorial vamos montar uma luz acionada por suas palmas. Sempre que você bater palma ou fazer algum outro tipo de barulho alto, o LED irá acender. É um projeto simples, mas que vai te apresentar ao sensor de som e a porta lógica Latch.

 

1. Vamos começar conectando o LED de alto brilho na saída da bateria.

 

 

2. Em seguida, conecte o sensor de som na entrada da bateria e teste seu funcionamento. Você vai perceber que o LED só fica aceso enquanto existe o som chegando no nosso sensor.

 

 

MAS COMO PODERÍAMOS MANTER O LED ACESO DEPOIS QUE BATEMOS A PALMA?

 

Podemos fazer isso usando o bit de porta lógica Latch. Seu funcionamento, ou lógica, é o seguinte: ele percebe quando o sensor está sendo acionado, e então, mantém o sinal para a saída ligar até que o sensor seja acionado novamente.

 

Ou seja, quando batemos uma palma, o sensor de som é acionado por um breve momento. Quando o Latch percebe que o sensor foi acionado, ele envia um sinal para o LED ligar até que ele perceba um segundo acionamento do sensor.

Então, quando batemos uma segunda palma e o sensor de som é acionado novamente, o Latch percebe esse acionamento e envia o sinal para apagar o LED.

 

 

3. Para isso, basta conectar o Latch entre a bateria e o sensor de som, como na imagem abaixo:

 

 

DICA: Ajuste a sensibilidade do sensor de som para só detecte palmas.