fbpx
Autor Fuzzy Makers
Belo Horizonte,
enviado em Ago, 2020

Lanterna de Papel

Materiais Utilizados

Bits

  • 1 Bit de energia;
  • 1 Botão;
  • 1 Fio extensor;
  • 1 LED de alto brilho;

Outros

  • 2 Elásticos;
  • 1 Folha A4 comum;
  • 1 Folha A4 papel cartão (240g);
  • Cola quente e tesoura;

Como fazer?

Em nossos Projetos já disponibilizamos uma versão mais simples de lanterna. Porém, se você preferir trabalhar com uma estrutura mais replicável com os alunos, disponibilizamos moldes para possibilitar a construção em papel cartão de um segundo modelo. Eles podem ser impressos em uma folha A4 comum e colados em um papel cartão de gramatura 240g.

 

 

1. Depois de imprimir os moldes, os colamos no papel cartão e recortamos as peças, conforme a imagem:

   

 

2. Em seguida, vamos enrolar o retângulo para formar o cilindro que será o corpo da lanterna, substituindo o rolo de papel higiênico da versão anterior. Também vamos enrolar a semicircunferência para formar o cone que substitui a garrafa.

 

Dica: ao juntar as duas extremidades para colar, segure um pouco para a cola secar e manter a forma correta da peça.

 

3. Então, podemos unir as duas partes com cola. Deixe a cola secar com o cone virado para baixo, e certifique-se que o cilindro do corpo da lanterna não esteja torto. Agora seria um bom momento para pintar a lanterna antes de montarmos o circuito de bits.

 

4. Começamos o circuito passando o fio extensor por dentro do cilindro e o conectando ao LED de alto brilho. Usamos um ponto de cola quente para fixar o bit do LED ao cone na parte frontal da lanterna.

 

 

5. Por fim, montamos o circuito de acionamento da lanterna, composto pelo bit de energia e o botão, e conectamos as duas partes. Feito isso, podemos prender o circuito à lanterna com os dois elásticos e fechar a parte inferior com a tampa.

 

 

Projeto Finalizado:

 

—> Faça parte da Comunidade Fuzzy! Compartilhe seus projetos nas redes sociais com a #ProjetoFuzzy.

Clique aqui para fazer o download dos moldes