fbpx
Autor Fuzzy Makers
Belo Horizonte,
enviado em Out, 2020

Homem de Ferro

Materiais Utilizados

Bits

  • 1 Bit de energia;
  • 1 Sensor de som;
  • 1 LED de alto brilho;
  • 1 Fio extensor.

Outros

  • 3 Folhas A4 comum;
  • Chapa de papelão equivalente a 3 folhas A4;
  • 3 fita de velcro de 15cm cada;
  • Cola quente ou de silicone, régua, estilete e tesoura.

Como fazer?

Nesse projeto, vamos usar um tema bem conhecido pelos alunos para construir uma estrutura um pouco mais complexa, e apresentar uma combinação de bits inédita até o momento. Iremos construir o antebraço do armadura do homem de ferro e seu propulsor, usando o LED de alto brilho na palma da mão e o sensor de som para acioná-lo.

 

1. Nosso primeiro passo é a impressão dos moldes para recortarmos as chapas de papelão. Feito isso, prosseguimos para os furos internos das peças. Nesse momento, recomendamos usar o estilete e colocar um suporte embaixo do papelão para facilitar os cortes mais detalhados.

 

   

Recomendamos que um adulto realize esse corte, sugerindo que o professor o faça durante a preparação da aula.

2. Em seguida, vamos dobrar as peças nas posições indicadas pelas linhas pontilhadas do molde. Como estamos usando papelão, precisamos do auxílio da régua para dobrar corretamente sobre as linhas.

 

 

3. Agora, vamos focar na parte do propulsor que fica na palma da mão. Retire os moldes e passe a cola de silicone nas abas para fechar e formar a estrutura da imagem ao lado.

 

 

4. Vamos utilizar uma das fitas de velcro para prender a estrutura com o circuito na palma da mão. Então, devemos passar cada lado da fita em cada aba lateral da peças. Precisamos nos atentar ao lado correto de cada uma das fitas, para que elas fiquem presas quando fecharmos na hora de usar.

 

 

5. Depois de passar as fitas pelos furos em cada aba da peça, precisamos colar essas fitas no papelão. Como o velcro tende a soltar do papelão, precisamos usar algum peso, ou mesmo pregadores, enquanto a cola seca para garantir sua aderência.

 

 

 

6. Enquanto isso, vamos precisar fazer ranhuras na outra peça de papelão, para garantir que ela consiga formar a curvatura do antebraço. Essas ranhuras vão quebrar as fibras do papelão e facilitar a dobragem. Para isso, passe levemente o estilete na região central da peça com o auxílio da régua.

 

 

7. Em seguida, ainda mantendo a peça da palma da mão secando, unimos as duas peças do antebraço através dos furos para encaixar as abas. Passe cola nas abas e mantenha as duas superfícies em contato até secar. Podemos usar pregadores ou algo pesado, o importante é garantir tempo suficiente para a cola secar.

 

 

8. Feito isso, vamos passar mais dois pares de fitas de velcro pelos furos laterais. Com elas, poderemos prender a estrutura no antebraço com facilidade, mas podemos usar outros materiais, como elásticos. Lembre-se de verificar o lado correto de cada face da fita, e de prendê-las enquanto a cola seca.

 

 

9. Em seguida, vamos construir a parte eletrônica do nosso projeto. Para isso, vamos precisar do bit de energia,  sensor de som, LED de alto brilho e do fio extenso. Como fizemos na estrutura, também dividiremos o circuito em duas partes: antebraço e palma da mão. Nosso LED será acionado pelo som da voz das crianças pronunciando a onomatopeia, ou seja, imitando o som do propulsor.

Como o sensor fica posicionado dentro do papelão, vamos aumentar sua sensibilidade para o máximo, girando o potenciômetro no sentido horário. Assim, até o sons de baixa intensidade serão capazes de acionar nosso LED. Feito isso, vamos colocar nossa energia e o sensor dentro da armadura através da abertura na extremidade.

 

 

10. Por fim, vamos conectar nosso fio extensor ao LED de alto brilho e encaixar o circuito na caixinha que fica na palma da mão. Feito isso, basta unir as duas partes do circuito e vestir a armadura! Teste o projeto com sons de diferentes intensidades e ajuste a sensibilidade do sensor para a que funcionar melhor no seu caso.

 

    

 

Projeto Finalizado:

—> Faça parte da Comunidade Fuzzy! Compartilhe seus projetos nas redes sociais com a #ProjetoFuzzy.

Clique aqui para fazer o download dos moldes