fbpx
Autor Fuzzy Makers
Belo Horizonte,
enviado em Set, 2020

Festa com Bits

Materiais Utilizados

Bits

  • 1 Bit de energia;
  • 1 Sensor de som;
  • 1 LED indicador de Potência;
  • 1 Fio de conexão.

Outros

  • 1 Folha A4 comum;
  • 1 Folha A4 papel cartão (240g);
  • Cola e tesoura.

Como fazer?

Neste projeto, vamos conhecer novos atuadores e sensores dos Fuzzy Bits. Para isso, construiremos um circuito capaz de nos indicar a intensidade sonora sendo captada no ambiente através de 3 LEDs.

 

1. Para esse projeto, também existem moldes para construir uma estrutura em papel cartão. Entretanto, incentivamos o uso de materiais recicláveis para substituir o papel, visto que se trata apenas de uma questão estética.

Nessa etapa, começamos recortando os moldes impressos e colados no papel cartão (240g), como a imagem abaixo. Feito isso, recortamos os furos internos do molde e dobramos nas linhas pontilhadas.

 

Dica: para facilitar o recorte das partes internas, sugerimos o uso de um estilete sobre um papelão.

 

2. Depois de dobradas, percebemos que no paralelepípedo maior existem abas pequenas e abas grandes. As pequenas devem ser coladas nas outras faces. Porém não devemos colar a maior, pois ela será uma tampa para acessarmos o circuito de bits dentro da estrutura.

 

 

3. Agora, vamos encaixar o paralelepípedo menor no maior e colar as abas internas, formando a estrutura final do nosso medidor de som, conforme a imagem abaixo:

 

4. Em seguida, podemos montar o nosso circuito de Fuzzy Bits. Os LEDs responsáveis por nos indicar o nível de ruído estão presentes no bit LED indicador de potência, ou bargraph. Para captar o som do ambiente, utilizamos o bit sensor de som. Para unir o sensor ao atuador, vamos usar um fio de conexão e conseguirmos posicionar o LED indicador de potência no local correto da estrutura.

 

5. Por fim, podemos usar a tampa que fizemos no paralelepípedo maior para encaixar o circuito dentro da estrutura. Devemos posicionar o sensor na no furo inferior e o LED indicador de potência no furo superior, como na imagem abaixo. Feito isso, experimente falar ou colocar uma música para visualizar os LEDs variando de acordo com a intensidade sonora!

Dica: podemos alterar a sensitividade do sensor para que ele consiga captar sons mais baixos ou diminuir para que ele só perceba sons realmente altos.

 

 

Projeto Finalizado:

—> Faça parte da Comunidade Fuzzy! Compartilhe seus projetos nas redes sociais com a #ProjetoFuzzy.

Clique aqui para fazer o download dos moldes