Com o nono projeto, vamos aprender a alterar, não só a velocidade, mas também o sentido de rotação do motor utilizado para movimentar a cabine do nosso elevador. A velocidade de rotação será controlada por um potenciômetro, e o seu sentido será determinado pelo botão.
1. Toda a estrutura será construída de papelão! Vamos iniciar o projeto criando as paredes de sustentação. Para isso, recortamos três tiras idênticas com 6,5cm de largura e 40cm de comprimento.
Quanto maior o comprimento das tiras, mais alta será a estrutura do nosso elevador.
2. Em seguida, revestimos as tiras de papelão com o papel sulfite e fazemos uma marcação no centro de cada parede de sustentação, conforme a imagem ao lado:
Essas marcações serão nossas referências para colar os trilhos guia da cabine do elevador.
3. Na próxima etapa, criaremos os trilhos para guiar a cabine do nosso elevador. Eles garantem que os movimentos de subida e descida sejam estáveis.
Para isso, vamos recortar três tiras de 1cm de largura e 40cm de comprimento.
4. Feito isso, podemos colar os trilhos nas paredes de sustentação, conforme a imagem ao lado:
5.Prosseguindo com a construção do nosso projeto, criaremos a base e o topo do nosso projeto. Para isso, vamos recortar dois quadrados! Um com 17cm de lado que será utilizado como a base. Já o outro, com 9cm de lado, será utilizado como o topo.
6. Utilizamos o quadrado menor para fazer uma marcação centralizada na base, conforme figura ao lado:
Essa marcação é importante para nos ajudar no momento de colar as paredes de sustentação na base da nossa estrutura.
7. Da mesma forma que revestimos as paredes, podemos revestir o topo da nossa estrutura e iniciar a sua montagem. Sendo assim, vamos colar as paredes no topo, igual à imagem abaixo:
Note que os trilhos estão posicionados na parte de dentro da estrutura.
8. Agora vamos colar as paredes na base do projeto! Sabe a marcação importante que fizemos nessa base? Vamos utilizá-la para posicionar as outras extremidades das paredes. Fazendo isso, garantimos que a estrutura esteja alinhada da base ao topo.
9. Em seguida, vamos colocar uma plataforma sobre nossa construção para podermos posicionar o circuito que montaremos com os Fuzzy Bits. Para isso, recorte um quadrado com as mesmas dimensões da base, revista-o com papel sulfite e cole no centro do topo.
10. No próximo passo, vamos criar a cabine do nosso elevador. Para isso, recortamos cinco quadrados, nos quais:
11. Os três quadrados menores serão utilizados como as paredes da nossa cabine. Por isso, eles devem ser colados conforme a imagem ao lado:
A seta está indicando onde será a entrada da cabine.
12. Os dois quadrados maiores serão utilizados como teto e piso da nossa cabine. Antes mesmo de serem colados, vamos fazer três fendas em cada um deles. Essas fendas serão encaixadas nos trilhos guia das paredes de sustentação, por isso, elas devem estar centralizadas e possuir uma largura um pouco maior que 1cm.
13. Feito isso, podemos colar o teto e o piso. Note que o lado que não possui fenda deve estar posicionado para a entrada da nossa cabine.
A seta está indicando a entrada da cabine.
14. Agora vamos fazer um pequeno furo no centro do topo da nossa estrutura e outro no teto da nossa cabine para colocar o cabo! Em seguida, passamos um barbante entre os furos e, utilizando uma cola quente, prendemos a ponta que está na nossa cabine.
A estrutura do nosso elevador está pronta e vamos iniciar a construção do circuito com os Fuzzy Bits!
15. Para controlar a velocidade e o sentido da nossa cabine, precisamos utilizar os conectores Speed e Dir do nosso motor. No lado Speed, responsável por controlar a velocidade, vamos conectar o potenciômetro. Dessa forma, ao rotacionar a alavanca, conseguimos aumentar ou diminuir a quantidade de energia que chegará até o nosso motor e, consequentemente, a velocidade de rotação do eixo.
16. Já para o sentido de rotação, devemos controlar a presença de energia no lado Dir do motor. Para isso, utilizamos o botão para permitir ou impedir a passagem de energia que está vindo do bit de energia através do fio de conexão.
17. Finalizando o projeto, vamos amarrar o barbante no eixo do motor e posicioná-lo alinhado ao furo do topo da nossa estrutura. Para garantir que o barbante seja enrolado corretamente sobre o eixo, podemos colocar um pequeno pedaço de papelão na ponta do eixo para que funcione como um limitador.
—> Faça parte da Comunidade Fuzzy! Compartilhe seus projetos nas redes sociais com a #ProjetoFuzzy.