fbpx
Autor Fuzzy Makers
Belo Horizonte,
enviado em Set, 2020

Despertador Cuco

Materiais Utilizados

Bits

  • 1 Bit de energia;
  • 1 Sensor de luminosidade;
  • 1 Buzina.

Outros

  • 1 Folha A4 comum;
  • 1 Folha A4 papel cartão (240g);
  • Cola e tesoura.

Como fazer?

Nosso próximo  projeto é um despertador solar que soa um alarme quando amanhece. É um contexto para entendermos o funcionamento do sensor de luminosidade, que será usado para perceber a presença de luz no ambiente e acionar uma buzina. Para a nossa estrutura, vamos nos inspirar nos relógios cucos antigos, normalmente construídos com um formato de uma casinha e um pássaro que apita a cada hora.

 

1. Iniciando a construção da nossa estrutura, devemos recortar os moldes impressos e colados no papel cartão. Em seguida, fazemos os furos para permitir que chegue luz no sensor e posicionar o pássaro do cuco. Então, podemos dobrar as linhas pontilhadas e colar as abas para formar a caixa onde posicionaremos o circuito posteriormente.

 

 

2. Após isso, vamos unir o telhado colando as abas da estrutura da casa no retângulo que forma o telhado. Segure as duas partes juntas por alguns minutos para que elas não soltem enquanto a cola está secando. Passados alguns minutos, aproveite para personalizar o cuco enquanto a cola seca por completo.

   

 

3. Depois disso, podemos pintar a estrutura, posicionar o cuco e prosseguir para a montagem do circuito de bits.

 

4. Para produzir o som do nosso alarme, iremos usar o bit da buzina, o mesmo usado na segunda atividade, no fonógrafo. Ele deve ser acionado a partir da luminosidade do ambiente, para isso usamos o bit sensor de luz. Ele envia energia para o resto do circuito de forma proporcional à luz que recebe. Logo, quanto maior a luminosidade, mais alto o alarme irá tocar.

 

5. Para finalizar, usamos as tiras de papel cartão para fixar o circuito na posição correta. A face do sensor de luz deve estar posicionada no furo do relógio, para permitir a incidência de luminosidade no circuito. Agora é só testar o circuito: coloque-o em um ambiente claro, observe se o alarme vai tocar. Em seguida, teste em um ambiente escuro para garantir que ele não vá apitar durante a noite.

 

 

 

Projeto Finalizado:

—> Faça parte da Comunidade Fuzzy! Compartilhe seus projetos nas redes sociais com a #ProjetoFuzzy.

Clique aqui para fazer o download dos moldes