fbpx
Assine nossa newsletter

Qual a importância do pensamento computacional na aprendizagem?

O raciocínio lógico é estimulado pelo pensamento computacional. Conheça outros benefícios que ele traz para a aprendizagem!

qual-a-importancia-do-pensamento-computacional-na-aprendizagem

Em uma sociedade que convive com constantes avanços tecnológicos e que tem a conectividade como algo natural, o setor de educação precisa estar conectado com as novidades que a tecnologia oferece. O pensamento computacional assume, então, papel relevante na aprendizagem e formação das crianças e jovens, pois permite explorar os elementos que esses recursos oferecem.

Neste artigo, vamos entender o que é o pensamento computacional e qual a importância dele. Além disso, entenderemos as principais características desse modo de pensar. Confira conosco!

O que é pensamento computacional?

Podemos definir o pensamento computacional como uma estratégia para modelar soluções e resolver problemas de forma eficiente, usando a tecnologia como base. Apesar de o nome oferecer tal interpretação, ele não significa que os princípios de programação são o único modo de aprendê-lo.

A intenção é reformular tarefas que parecem ser de difícil resolução e transformá-las em algo capaz de ser compreendido. Para tal, foca-se em cada uma de suas fases, a fim de lidar com suas incertezas. Resumidamente, seria a capacidade criativa, crítica e estratégica de utilizar os conceitos computacionais nas diferentes áreas de conhecimento para a resolução de problemas.

Durante a realização de nossas tarefas cotidianas costumamos, mesmo que inconscientemente, utilizar estruturas lógicas, como sequencial, causa e consequência ou repetições. Portanto, a lógica computacional não é tão complexa como pode se imaginar, muito menos restrita à programação.

Ensinar essa lógica para as crianças desde cedo é fundamental para que elas aprendam a utilizar em seu benefício esses princípios, seja qual for a carreira escolhida. Entender essa estrutura de pensamento facilita a rotina e o processo de tomada de decisões, independente da profissão escolhida.

Além disso, ela traz o que chamamos de letramento tecnológico, a construção de uma compreensão mais facilitada da tecnologia. Dessa forma, as crianças deixam de ser consumidores passivos da tecnologia e passam a entender a aplicação dela em suas atividades mais simples, estimulando sua inteligência criativa.⠀⠀

Qual a importância do pensamento computacional na aprendizagem?

O desenvolvimento do pensamento computacional é importantíssimo para a formação de crianças e jovens. Muitas habilidades são obtidas como resultado do processo de desenvolvimento e aprendizado do indivíduo.

As metodologias que utilizam atividades ligadas à ciência da computação são importantes para o desenvolvimento dessas competências. O ensino conhecido como STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics), por exemplo, visa desenvolver habilidades relacionadas às Ciências, Tecnologias, Engenharias, Artes e Matemática.

Essa metodologia foca na aplicação de princípios e conceitos ligados à computação, como lógica, algoritmos, abstrações ligadas à ciência etc. Além disso, atua com o desenvolvimento de atividade práticas que analisam os problemas. Para alcançar o objetivo, tecnologias são aplicadas a fim de tornar a criança mais familiarizada com esse tipo de ensino.

As habilidades estão relacionadas com o desenvolvimento cognitivo e lógico, além de trazer benefícios para a autonomia dos alunos. Vamos conhecer algumas competências que são desenvolvidas!

Capacidades cognitivas e lógicas

O desenvolvimento cognitivo está ligado às maneiras como o ser humano percebe o mundo, ou seja, de que forma adquire conhecimento, representa, convive com outras pessoas, utiliza a linguagem, a imaginação e a memória. A lógica computacional contribui para o crescimento nessa forma de pensar e enxerga o mundo, facilitando o aprendizado e a resolução de problemas.

A construção de um raciocínio lógico também é uma das principais competências adquiridas. Desse modo, é possível entender existem padrões que ajudam a definir determinadas ações. Com esse entendimento, passam a solucionar problemas de maneira lógica, sempre considerando um pensamento racional para determinar as ações para os diferentes desafios do cotidiano.

Autonomia

As crianças precisam ser protagonistas das metodologias de aprendizado, ou seja, precisam desenvolver autonomia. Com o estímulo do pensamento computacional, elas deixam de ser somente consumidoras das tecnologias criadas e produzidas e passam também a ser produtoras de recursos digitais. Como consequência disso, elas ficam preparadas para o mundo em que diferentes tecnologias são inseridas diariamente.

Alfabetização digital

Mesmo não se restringindo a aspectos tecnológicos, o pensamento computacional também aborda esse universo, proporcionando o que chamamos de alfabetização digital. Quando convivem desde a infância com jogos e outras atividades ligadas ao ambiente digital, as crianças são capazes de solucionar problemas de modo estratégico e eficaz.

Conheça os Fuzzy Bits

Quais são as características do pensamento computacional?

Entender quais são as características do pensamento computacional é importante para que ele seja desenvolvido de maneira correta. Podemos dizer que ele é divido em quatro etapas. Vamos conhecê-las!

Decomposição

A decomposição é simplesmente dividir os problemas em partes menores, que possam ser gerenciáveis. Ou seja, um problema complexo dividido em pequenas partes, é mais fácil de ser solucionado.

Reconhecimento de padrões

É identificar o padrão ou os padrões que são comuns nos processos, o que facilita a percepção de algo que pode estar sendo a causa de um determinado problema.

Abstração

Analisar os elementos que são mais relevantes para a solução do problema, deixando de lado detalhes que não fazem tanta diferença.

Algoritmos

Usar as etapas anteriores para estabelecer uma ordem ou sequência de passos para resolver o problema. Envolve também a criação de um grupo de regras para se chegar a solução.

Como vimos durante o texto, o pensamento computacional é importante na aprendizagem infantil, pois contribui para que as crianças formem um raciocínio lógico e consigam resolver problemas. O contato com a tecnologia permite que elas consigam encontrar padrões, o que pode ser extremamente útil em suas carreiras e no cotidiano.

Fica claro que utilizar metodologias modernas facilitam o aprendizado das crianças, preparando-as para dominarem esse universo e entenderem os princípios que ajudam a criar a lógica digital. Neste ambiente único de aprendizado o letramento digital também é necessário para incorporar a criança nesta sociedade que usa constantemente dispositivos tecnológicos em diversas atividades diárias.

Gostou de conhecer mais sobre esse tema? Então, entre em contato conosco e veja como a Fuzzy Makers incentiva e oferece a vivência com os recursos tecnológicos durante a aprendizagem!


Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.