fbpx
Assine nossa newsletter

Notas da escola: 4 dicas essenciais para ajudar o seu filho

notas da escola

Chega o dia da reunião de pais e você está na expectativa de ver o boletim todo azul do seu filho, porém, se depara com um mar vermelho em várias matérias. Afinal, qual a sua reação com as notas da escola e quais atitudes costuma tomar?

As notas ruins exercem um impacto muito grande no desenvolvimento cognitivo das crianças, principalmente levando-as a acreditarem que são ruins em determinadas matérias. Por isso, é necessário pensar em boas estratégias que revertam esse quadro e façam com que os filhos tenham bons resultados.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Neste artigo, você terá 4 dicas simples para lidar bem com essa situação e ajudar as crianças a melhorarem na escola. Confira!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

1. Estabeleça um bom diálogo

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O primeiro passo para diagnosticar possíveis dificuldades dos filhos com as notas da escola é conversar francamente a respeito das aflições, sentimentos, perspectivas e assim por diante. Muitos pais tiveram uma educação familiar rígida, em que as culturas da palmada, da bronca e das punições eram comuns. No entanto, os tempos mudaram e é preciso se adequar a isso.

Torna-se imprescindível verificar quais são os problemas que levam as crianças a terem um mau desempenho, pois nem sempre a nota ruim está atrelada a um comportamento inconsequente. Em vez de dar bronca ou fazer comparações desnecessárias, tente entender o que se passa realmente, a fim de lidar melhor com situações como bullying, déficit de atenção, baixa autoestima etc.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

2. Avalie a sua rotina e a da criança

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Qualquer pai ou mãe quer o melhor para seus filhos e busca de todas as formas criar as melhores condições de vida, afinal, você não quer que eles passem pelas mesmas adversidades que teve. No entanto, criar uma rotina com multitarefas pode complicar o desempenho das crianças, porque faz com o que cérebro tenha que trabalhar em um ritmo alucinante e gaste muita energia com várias decisões.

Por mais que seja fantástico ver o aprimoramento dos filhos em outros setores, lembre-se de desenvolver uma programação diária que não prejudique o desempenho escolar. É relevante também que você reconsidere os seus horários e esteja mais presente na vida dos filhos, de modo que consiga acompanhar sua rotina e estreitar os laços com a escola.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

3. Estimule os estudos em casa

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Imaginando que você faça parte de uma empresa que só cobra resultados, mas não dá respaldo algum para motivar sua produtividade, é bem provável que você se desanime ao longo do tempo, certo? A mesma situação ocorre com os filhos, pois do que adianta cobrar notas fantásticas se não há um suporte para que eles possam estudar com afinco?

Por isso, caso a situação das notas da escola esteja crítica, dê condições para que seus filhos compreendam melhor as disciplinas, isto é, busque aulas particulares, otimizando o espaço para estudo, investindo na cultura maker etc. É fundamental que a criança saiba que pode contar com os pais e, com isso, melhore seu desempenho estudantil.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

4. Dê mais valor aos seus filhos

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

É muito desgastante falar para que a criança saia do celular, porque já está há horas mexendo numa tela, e verificar que ela não dá a mínima para o que você diz. No entanto, já refletiu se tem dado o devido valor aos seus filhos para que as atitudes deles sejam diferentes nesse aspecto?

O que ocorre em muitos lares é que os pais não sabem valorizar as ações de seus filhos ou não prestam atenção na evolução diária deles, sendo que isso pode influenciar bastante no desempenho escolar. Trabalhe o reforço positivo por meio de elogios, carinho e valorização do esforço deles, pois isso será crucial para que identifiquem que você está presente de fato.

Para concluirmos, uma dica bônus que pode servir muito na hora de melhorar as notas da escola é apresentar aos filhos a metodologia STEAM, que tem o conceito interdisciplinar e pode facilitar a vida de crianças e adolescentes na assimilação das disciplinas.

Caso tenha ficado curioso para aprender um pouco mais sobre esse conceito, aproveite que está por aqui no blog e saiba o que é e qual o objetivo da metodologia STEAM!