fbpx
Assine nossa newsletter

Saiba como trabalhar a linguagem digital na educação infantil

A linguagem digital prepara as crianças para as habilidades que serão exigidas delas no futuro.

como trabalhar linguagem digital na educação infantil

Os meios de comunicação mudaram completamente. Em vez de usar telefone e cartas, os contatos por redes sociais se tornaram mais frequentes. A tecnologia também tem influenciado a forma com que as pessoas interagem com o mundo, com a grande oferta de serviços bancários, alimentícios e de transporte.

Há algumas pessoas que não conseguem se adaptar a esse novo meio, entretanto, as crianças já estão crescendo com a linguagem digital. Ou seja, elas serão ainda mais exigidas a atuarem em contextos informatizados e tecnológicos.

Caso sejam estimuladas, estarão na frente das demais, tendo melhores condições de se apresentarem como profissionais requisitados no mercado, independentemente da área em que desejem trabalhar. Se não forem, precisarão aprender por conta própria no futuro, o que demandará tempo e esforço.

Neste texto, você entenderá como trabalhar a linguagem digital na educação infantil, a importância disso e quais são as dicas para incentivá-las nesse novo mundo. Boa leitura!

Importância da linguagem digital

Para começar, a linguagem digital é e será uma das principais formas de comunicação. As empresas estão não só mais tecnológicas, mas mais inteligentes. Elas conseguem analisar uma grande gama de informações para decidir sobre o futuro dos negócios e alocar os recursos de forma mais eficiente.

Embora a ideia digital ainda seja estranha para muitas pessoas, para as crianças ela não é. Elas já crescem cercadas de tecnologia. Celulares e tablets estão por todo lado. Com os Smart Homes, é possível controlar produtos de toda a casa apenas com a voz. Ou seja, o que ainda parece mágica para muita gente é natural para a nova geração.

Entretanto, as crianças precisam se preparar para atuarem em ambientes que serão ainda mais tecnológicos e informatizados. Quanto maior for a habilidade delas em uma cultura digital, maiores serão as chances de conseguirem se adaptar à nova cultura.

Engana-se quem pensa que apenas os colaboradores de fábricas precisarão estudar sobre isso. Mesmo as clínicas e hospitais, por exemplo, precisam considerar toda gama de informação para entender quais são os pacientes que oferecem maior risco e precisam de mais cuidado. Além disso, robôs já conseguem fazer operações e a colaboração deles será ainda maior no futuro.

Mesmo se a criança pensar em ser um professor, deverá considerar a linguagem digital. Além de se adaptar aos seus futuros alunos, já há ferramentas úteis, por exemplo, para correção de redações digitais. Com elas, os professores ganham tempo em suas ações. Além disso, com o aumento do ensino a distância, será ainda mais necessário saber como lidar com a tecnologia.

Dicas para trabalhar a linguagem digital com crianças

Como você viu, pensar no futuro do seu filho é pensar em trabalhar a linguagem digital dele e a forma com que lida com a tecnologia. Quanto mais tempo for perdido, menos experiências importantes a criança terá para se desenvolver. Veja, agora, dicas para desenvolvê-la nas crianças!

Usar redes socais

Engana-se quem pensa que as redes sociais são coisas apenas de adulto. Com elas, as crianças podem aprender valores que serão importantes no futuro. Além de entenderem os perigos da exposição demasiada, compreender sobre o trabalho em equipe pode ser otimizado com o uso de grupos.

Fazer pesquisas e projetos

Incentivar que as crianças façam suas próprias pesquisas para resolverem problemas propostos (educação baseada em projetos) é uma forma de desenvolver a autonomia delas a partir da pesquisa, pesquisando na internet meios possíveis para a resolução. Como a quantidade de recursos disponíveis é grande, elas terão ainda que aprender a selecionar quais são os melhores e mais indicados para aquela situação.

Utilizar aplicativos

As lojas de aplicativos apresentam várias soluções interessantes para as mais diversas profissões. Ter contato com essa realidade desde cedo estimula as crianças a procurarem na tecnologia soluções para o dia a dia.

Assim, descobrirão rapidamente que os aplicativos não são úteis apenas para diversão, mas também podem ser usados para descobrir coisas novas e melhorar o desempenho nos projetos traçados.

Aprender a programar

Por trás do mundo tecnológico e informatizado em que a criança está crescendo, há programadores para fazer com que tudo isso seja possível. Entretanto, mesmo quem não deseje construir sistemas, terá grandes benefícios, já que aprenderá a raciocinar de forma mais clara e coerente, buscando formas de resolver as dificuldades.

Entender como funciona a Internet das Coisas (IoT)

Como você viu, a tendência é que as casas sejam mais automatizadas, permitindo controlar os mais diversos dispositivos a partir da voz, de um smartphone ou dos hábitos desejados. Nas fábricas, isso já acontece, uma vez que máquinas funcionam por meio de uma série de variáveis, como quantidade de produção e estado atual de outros dispositivos.

Utilizar recursos que mostrem o funcionamento da IoT permite que as crianças já entendam como é o funcionamento de fábricas e de diversas instituições, nas mais variadas áreas.

Vantagens da educação digital

Você já pode perceber uma série de benefícios de utilizar tecnologia com as crianças. Uma educação digital pode desenvolver ainda mais a cultura tecnológica dos seus filhos e prepará-los tanto para a vida em sociedade quanto para o mercado de trabalho.

Isso acontece por:

– aumentar a capacidade de raciocínio das crianças, procurando por possíveis soluções para os problemas;

desenvolver a autonomia delas para conseguirem buscar suas próprias respostas;

– possibilitar a compreensão do funcionamento do mundo atual, utilizando a tecnologia para trabalhar em equipe e ter resultados mais rápido;

– utilizar os ambientes tecnológicos, como as redes sociais, pensando no benefício do próprio grupo e dos projetos em que atua;

– estimular a entender os problemas do cotidiano e pensar em formas para solucionar tais dificuldades com criatividade.

Saber como trabalhar linguagem digital na educação infantil é uma forma importante para preparar os profissionais do futuro. Eles terão as principais ferramentas para executar as ações do futuro com desenvoltura. Como as mudanças são rápidas, quem estiver pronto para se adaptar terá mais resultados. Além disso, essas crianças terão mais condições para serem cidadãos melhores e resolverem as dificuldades que o mundo apresentará.

Quer saber como a Internet das Coisas pode ajudar na educação? Confira agora como essas ferramentas podem ser importantes.


Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.