fbpx
Assine nossa newsletter

Entenda as aplicações da internet das coisas na educação

internet das coisas na educação

A internet das coisas na educação é algo relativamente novo, mas tem feito tanto sucesso como tendência pedagógica quanto as demais aplicações desse conceito em outros setores do mercado brasileiro.

De maneira geral, a internet das coisas (IoT) se trata da conectividade de vários dispositivos ou objetos entre si ou com a web, o que simplifica as interações e automatiza diversos processos. Na escola, vira uma ferramenta educacional de enorme valor para melhorar o aprendizado de crianças e adolescentes.

Quer entender mais a fundo como a internet das coisas pode ser utilizada no ambiente escolar? Acompanhe a leitura e veja alguns tópicos a respeito do tema!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Aprendizagem adaptativa e interativa
⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Embora o modelo tradicional de ensino esteja presente nas escolas há séculos, isso não quer dizer que ele seja tão efetivo assim, afinal, é um grande desafio lidar com as novas gerações e com a capacidade que eles têm de aprenderem muito mais rápido. Portanto, a internet das coisas pode proporcionar uma aprendizagem mais interativa: os professores passam a ser mediadores de conteúdo e os alunos viram protagonistas.

Com o propósito de instigar as crianças em relação aos assuntos propostos em aula, desenvolver a capacidade analítica e trabalhar as inteligências múltiplas de cada um deles, não resta dúvida que a inovação é imprescindível nesse processo. A utilização da metodologia STEAM, por exemplo, tem sido recorrente no meio estudantil, pois permite assimilar de forma interdisciplinar as matérias e aprender na prática.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Utilização de aplicativos educacionais
⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Levando em consideração o poder do ensino híbrido e que os alunos detêm cada vez mais o conhecimento nas mãos, nada melhor do que aproveitar da capacidade que eles dispõem em lidar bem com dispositivos móveis para atraí-los com apps educacionais. Sabe aquele velho ditado que “se não pode vencê-los, junte-se a eles”? Pois bem, a escola pode usar os smartphones como ferramenta educacional.

A interatividade por meio de aplicativos que estejam interligados a vários dispositivos faz com que os conteúdos sejam acessados com facilidade, algo que permite otimizar os estudos e, até mesmo, melhorar o desempenho nas notas. A modalidade de educação a distância é uma grande prova do sucesso dos aplicativos e plataformas educacionais para criar uma inovação no aprendizado.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Aprimoramento da acessibilidade em sala de aula
⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Muito além de um treinamento exemplar do corpo docente e de uma cultura adaptativa para lidar com as diferenças, a acessibilidade consegue ser muito bem trabalhada com o auxílio da internet das coisas na educação. Alunos com necessidades especiais precisam de uma atenção maior e a tecnologia exerce esse papel com maestria.

Com o IoT é possível ter a inclusão dos alunos de maneira muito mais simples e fazer com que eles estudem sem maiores dificuldades, visto que dispositivos adaptados para cada deficiência elevam a qualidade de ensino. Pais que têm filhos com síndrome de Down, por exemplo, veem melhora nos resultados deles quando o aprendizado assume um viés sensorial e estimula a criatividade.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Reforço da segurança no ambiente escolar
⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Não basta apenas matricular a criança em uma instituição de ensino e deixá-la a deus-dará, pois a questão da segurança é um fator primordial a se considerar, principalmente com tantas notícias chocantes nos últimos tempos. Nesse quesito, a internet das coisas também tem um papel crucial, pois permite que haja um monitoramento muito mais eficiente.

Uma das grandes dificuldades de muitas escolas é saber se os estudantes estão cumprindo seus afazeres, mas com o IoT fica mais simples dar conta dessa questão. Pode-se usar câmeras inteligentes com scanner facial, compor dados de geolocalização, filtrar o que as crianças acessam por meio da rede Wi-Fi etc.

Para finalizar, em conjunto com as funcionalidades da internet das coisas na educação, vale ressaltar a importância do estímulo cognitivo infantil, a fim de aprimorar não somente o desempenho das crianças na escola, mas potencializar competências que serão levadas para a vida.

Se você gostou deste texto e quer entender melhor sobre o assunto, então, aproveite a visita e veja as formas de estimular o desenvolvimento cognitivo infantil agora mesmo!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.