fbpx
Assine nossa newsletter

4 filmes para estimular a imaginação infantil

Que tal aproveitar as produções cinematográficas para passar bons momentos em família e ainda estimular a imaginação das crianças?

imaginacao-infantil

A infância é uma fase de aprendizados e muitas das habilidades podem ser adquiridas por meios lúdicos, como na brincadeira, na contação de histórias e também nos filmes. As produções cinematográficas estimulam a imaginação infantil, com enredos que aguçam a curiosidade dos pequenos e os levam ao mundo do faz de conta.

Essa experiência é essencial para desenvolver a criatividade, competência importante para a vida escolar e profissional. Então, que tal aproveitar bons momentos ao lado do seu filho em frente à TV ou na telona do cinema? Pegue o balde de pipoca e confira nossas sugestões de filmes para dar asas à imaginação da criançada!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

1. O Menino e o Mundo

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A animação brasileira em 2D “O menino e o Mundo” é de 2013 e, devido ao modo criativo da narrativa, recebeu reconhecimento internacional. O enredo fala de um menino que vive numa cidade do campo e vê seu pai sair de casa em busca de melhores oportunidades.

Diante da tristeza, o garoto resolve pegar o trem e ir atrás do pai. O filme mostra a realidade que a criança encontra na cidade, como pobreza, vida globalizada e exploração do trabalho. A obra encanta pelas cores, traços e música utilizados e traz a mensagem de esperança por um mundo melhor, mesmo com todos os desafios da vida contemporânea.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

2. Mary Poppins

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Esse filme norte-americano, de 1964, tem todos os atributos para estimular a imaginação infantil. É a história de uma família que vive em Londres, cujo pai precisa encontrar uma babá para cuidar de seus filhos.

As crianças tentam escrever um anúncio com as características da babá que desejam, mas o pai rasga o papel em 8 pedaços e o joga na lareira, já que era fantasioso demais o pedido dos pequenos.

Contudo, os pedaços de papel voam até uma nuvem e chegam à Mary Poppins, que é carregada por um vento até as crianças: ela é exatamente a babá que a família procurava. A protagonista consegue, com muita sensibilidade, doçura e também firmeza colocar ordem na casa.

Conheça os Fuzzy Bits

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

3. O Rei Leão

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A trama norte-americana, de 2019, apresenta Simba, um leãozinho cujo destino é se tornar o rei da selva. No entanto, as coisas não saem como deveriam, pois seu tio Scar monta uma armadilha para que o pai de Simba (Mufasa), que é o rei atual, morra ao tentar salvar seu filhote.

Por se sentir muito culpado, o leãozinho foge para uma terra distante onde vai encontrar amigos e aprender muitas lições sobre a vida. Ele descobre a importância dos seus pais e que pode sempre contar com eles, que a amizade não vê diferenças como a dos amigos Timão e Pumba e que fugir, apesar de parecer a solução mais simples, não resolve nossos problemas.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

4. O Mundo dos Pequeninos

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A animação japonesa, de 2010, traz a história de uma família de pequenos seres que, exceto por sua altura reduzida, muito se parecem com os humanos. Eles vivem sob o assoalho de uma casa antiga no subúrbio de Tóquio.

Arrietty é uma das pequeninas que se torna amiga de Sho, um garoto humano e doente. O filme traz a lição de que a amizade é possível mesmo com as diferenças, o que pode ajudar a combater o bullying na escola.

Gostou de acompanhar os filmes que estimulam a imaginação infantil? São histórias que propiciam a diversão em família, ensinam valores, ampliam a bagagem cultural e até mesmo enriquecem o vocabulário dos pequenos. Desenvolvem, ainda, seu lado criativo, tornando-os mais preparados para explorar novas tecnologias e inovar.

Falando em aprender, acompanhe também como funciona a aprendizagem baseada em projetos!


Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.