fbpx
Assine nossa newsletter

5 dicas para trabalhar as habilidades sociais em crianças

habilidades sociais em crianças

Você sabe o que são habilidades sociais em crianças? Conhecidas como soft skills, permitem que as crianças cresçam em um ambiente saudável e respeitoso. Além disso, fazem com que tenham as ferramentas que já são exigidas pelo mercado de trabalho e serão ainda mais importantes no futuro.

Por isso, neste post, você verá o que são as habilidades sociais, qual a importância dos pais nesse processo e 5 dicas para estimular tais habilidades nos pequenos. Está pronto? Então, veja o que fazer! Boa leitura!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O que são habilidades sociais?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀

 

Habilidades sociais são um conjunto de requisitos que podem ser desenvolvidos e adotados como ferramentas para conseguir interagir e conectar com as pessoas que estão perto. Com o tempo, essas habilidades são transformadas e adquiridas a partir das interações e relações que a pessoa tem com o mundo. Ou seja, não há apenas uma maneira de se ter habilidade social.

Sendo assim, elas passam por diversos momentos do dia a dia, mostrando que a pessoa tem capacidade de fazer amizades, ter empatia, saber se comunicar com clareza, ter autocontrole e civilidade.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Qual a importância delas?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀

 

Conhecidas como sociabilidade, as ferramentas são úteis para fazer com que as crianças se desenvolvam com qualidade e de maneira saudável, sabendo interagir com a comunidade que está em seu redor. Em um mundo cercado por ódio e violência, essa missão dos pais nunca foi tão importante. Ao saber ouvir e respeitar os demais, as crianças poderão fazer do mundo um lugar melhor.

Além disso, essas ferramentas são essenciais no mercado de trabalho. As empresas procuram por profissionais que saibam desenvolver atividades em grupo, respeitando e considerando as opiniões diversas. Por isso, aproveitar o momento em que elas estão desenvolvendo sua autonomia e personalidade é fundamental!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Como trabalhar as habilidades sociais em crianças?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀

 

1. Exercer uma escuta ativa
⠀⠀⠀⠀⠀⠀

 

É importante que as crianças aprendam que existe a hora de falar e a de ouvir. Por isso, devem esperar a hora certa de falar, ouvindo os demais. Com isso, o autocontrole será treinado. Lembre-se também de que dar o exemplo é fundamental. Se elas forem interrompidas, provavelmente vão interromper.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀

2. Ser grato
⠀⠀⠀⠀⠀⠀

 

“Obrigado!” Ensinar gratidão para as crianças é mais do que educação. É uma forma de mostrar que atender um pedido é um favor, não uma obrigação. Isso ajuda as crianças a entenderem que seus pedidos não são exigências.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀

3. Perdoar
⠀⠀⠀⠀⠀⠀

 

As pessoas falham umas com as outras. Ao guardar mágoas, as relações podem ser rompidas, o que é ruim tanto para o ambiente familiar quanto profissional.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀

4. Comunicar com clareza
⠀⠀⠀⠀⠀⠀

 

As crianças, por vezes, procuram maneiras mais fáceis de conseguirem atingir seus objetivos. Dessa forma, a comunicação pode ser clara, usando poucas palavras que podem ser compreendidas apenas pelos pais. Ao desenvolver uma comunicação clara, elas conseguirão se comunicar com os pais e com toda a comunidade, o que será importante no futuro, no ambiente profissional.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀

5. Demonstrar empatia
⠀⠀⠀⠀⠀⠀

 

Ter cidadãos prontos a se colocarem no lugar dos outros é algo que tem faltado na sociedade. Por isso, desenvolver tal habilidade nas crianças é fundamental. Uma forma de treinar isso é mostrar que elas devem fazer algo pelos que necessitam de alguma ajuda. Mesmo sendo crianças, podem contribuir com os necessitados.

Desenvolver as habilidades sociais em crianças não deve ser visto como um evento, mas como um ato contínuo. Em todos os casos, dar o exemplo é fundamental para ajudar seu filho. Se você não conseguir executar as mesmas habilidades, dificilmente as crianças conseguirão executá-las.

Quer receber mais dicas? Então, assine agora mesmo nossa newsletter e receba conteúdo exclusivo em sua caixa de entrada.