O sociólogo australiano Mark McCrindle criou o termo Geração Alpha para denominar as crianças nascidas a partir de 2010. O principal diferencial dessas pessoas é o fato de viverem 100% conectadas, pois já estão acostumadas com as telas para aprender, buscar informações e para se entreter.
Quer entender melhor as características dessa geração, o que esperar dela no mercado de trabalho e qual a melhor forma de os pais se comunicarem com essas crianças? Acompanhe nosso post!
Como a geração alpha cresce habituado a lidar com as funcionalidade de tablets, smartphones e notebooks, é fácil perceber que são mais ágeis para buscar o que querem e também para aprender. Com isso, tornam-se mais independentes para buscar o conhecimento.
Outro ponto é que, por conta da quantidade de estímulos sensoriais que recebem, são crianças mais inteligentes, pois têm a oportunidade de desenvolver uma série de habilidades, com destaque para a criatividade e para a resolução de problemas. Dessa forma, são indivíduos que têm facilidade para aprender programação, por exemplo.
É um grupo que valoriza a interação, portanto, não gosta apenas de receber informações: quer ser protagonista no processo de aprendizado, por isso se adapta tão bem à cultura maker, pois quer pôr a mão na massa. Gosta do conhecimento que pode ser aprendido por meio da experiência.
Como são bombardeados por conteúdos variados a todo o momento e têm acesso a diferentes mídias, um ponto negativo para os alphas pode ser a dificuldade de concentração.
A geração alpha tem uma competência importante para o mercado de trabalho, que é a flexibilidade para se adaptar a diferentes cenários. Dessa maneira, serão profissionais dispostos a trabalhar com novos equipamentos e tecnologias.
Por conta da conectividade, fica mais fácil para essas pessoas se qualificarem, por isso os representantes dessa geração, certamente, terão um nível educacional superior às gerações anteriores.
Aprender a distância também traz um diferencial para esse candidato nascido a partir de 2010: a autonomia para estudar sozinho e para buscar o conhecimento a fim de se aprimorar em sua área de atuação.
Por conta da criatividade e facilidade em pôr a mão na massa, é possível que os alphas formem uma geração de profissionais empreendedores, que vão inovar, trazendo novos conceitos ao mercado e desenvolvendo novas tecnologias.
Muitos pais ficam na dúvida como ter uma comunicação eficiente com essas crianças. Como dissemos, elas gostam de participar dos processos, por isso é necessário se aproximar sem autoritarismo. Isso porque, elas estão abertas para aprender e para ouvir os adultos, mas também gostam de ser ouvidas.
Além disso, apesar de todas as facilidades de aprendizado e entretenimento que elas têm com as telas, cabe à família sempre monitorar essa exposição e também valorizar momentos de relacionamento interpessoal, de modo a fortalecer os laços afetivos e também para desenvolver outras competências, como a socioemocionais.
A geração alpha tem o diferencial de conseguir utilizar todo o potencial dos recursos tecnológicos, o que vai acelerar seu desenvolvimento e formar profissionais mais completos para o mercado.
Gostou das informações que trouxemos neste post? Aproveite e compartilhe nas redes sociais para que mais famílias entendam as características dessa nova geração!
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo