O mundo virtual oferece tantos atrativos para os alunos que mantê-los interessados nas aulas é um desafio cada vez maior para professores e educadores. Nesse cenário, a gamificação na educação torna-se uma ferramenta que auxilia bastante as escolas, pois elas podem usar recursos tecnológicos para tornar o processo de aprendizagem mais interessante e eficaz.
Ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura deste post e saiba mais sobre o que é gamificação na educação, seus benefícios e como implementá-la. Boa leitura!
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quando falamos em gamificação, o que vem em sua mente? Se você respondeu games, então, já entendeu como esse conceito funciona. A gamificação na educação é o uso de jogos como forma de engajar os alunos em prol de um mesmo objetivo.
A proposta dessa metodologia é tornar o aprendizado mais dinâmico, rápido e fácil para o aluno. Os jogos são bastante efetivos quando se trata de dar aulas sobre conteúdos muito teóricos, pois esse tipo de matéria não prende muito a atenção dos estudantes.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Embora a gamificação seja uma boa forma de estimular o aprendizado dos alunos, pais e professores ainda veem com desconfiança a adoção desses métodos pelas escolas. No entanto, apostar em jogos pode contribuir muito para o desenvolvimento cognitivo dos alunos.
A seguir, vamos citar alguns benefícios que essa metodologia oferece na educação.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Com tantos recursos tecnológicos disponíveis, manter o interesse dos alunos nas aulas está cada vez mais difícil. Os estudantes ficam entediados com facilidade e precisam de um estímulo para se concentrarem nas aulas.
Com o uso dos jogos, o processo de aprendizagem se torna mais prazeroso e ajuda a engajar os alunos. Isso contribui para uma melhoria significativa na qualidade de ensino, pois os estudantes ficarão mais interessados no conteúdo e mais participativos nas aulas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Com a adoção da gamificação na educação, os alunos participam ativamente das aulas, o que possibilita feedbacks instantâneos. Esse fator contribui para que o aprendizado seja bem mais rápido do que com o uso dos métodos tradicionais. Além disso, os jogos contribuem para que os estudantes conheçam seus pontos fortes e fracos. Dessa forma, os alunos conseguem desenvolver melhor suas habilidades.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Introduzir os jogos nas aulas é uma excelente forma de estimular a curiosidade dos alunos. Esse é um dos grandes desafios dos educadores e os games têm o poder de ajudar a realizar essa tarefa com mais facilidade.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Durante as aulas com games, há premiações e rankings de níveis diferentes de pontuação, o que contribui para que os estudantes estudem mais para melhorarem o desempenho. Além disso, esse tipo de análise de desempenho e prêmios incentiva a competição dos estudantes de forma saudável.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Se você pensa que a gamificação na educação é voltada apenas para crianças e jovens, está enganado. Uma das maiores vantagens dessa metodologia é que ela pode ser utilizada com públicos de todas as idades. Basta apenas adequar a linguagem e usar os recursos adequados.
Os games ainda podem ser utilizados tanto na educação básica quanto em cursos de graduação e pós-graduação. Não há limites para o uso dessa metodologia, pois ela é muito flexível.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Prender a atenção dos alunos durante as aulas é um dos maiores desafios dos educadores. Com games interessantes, os estudantes ficam concentrados no jogo e dão maior atenção ao que é ensinado. Isso porque o professor pode dividir os jogos em etapas ou partidas, mantendo os estudantes focados por mais tempo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Apesar de o uso de jogos no ambiente de ensino ser produtivo e eficaz para o aprendizado dos alunos, é comum que educadores tenham dúvidas de como incluir esse método no processo de educação. Então, criamos uma lista com as melhores formas de aplicar esse conceito para ensinar crianças.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para tornar a aula interessante, podem ser criados torneios entre os alunos. Essa é uma excelente forma de incentivar os alunos a mostrarem suas habilidades. Para deixar a turma ainda mais motivada, o ideal é oferecer brindes ou distribuir pontos na matéria em questão.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Em um mundo tão tecnológico como o nosso, não dá para pensar em gamificação sem citar o uso de jogos eletrônicos. As crianças não terão dificuldades com esse tipo de jogo, pois elas já estão bastante familiarizadas com a tecnologia. A vantagem desse tipo de game é que cada aluno pode jogar de um jeito.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Apesar dos modernos videogames e da quantidade de jogos para celular, os jogos de tabuleiro ainda têm seu valor e eles podem contribuir bastante com o processo de aprendizagem. Além de educativos, eles ainda são muito divertidos. Para melhorar a experiência dos alunos, você pode adaptar jogos convencionais ou criar seus próprios tabuleiros, de acordo com o conteúdo a ser ministrado e a idade dos alunos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
As aulas com jogos podem ser estendidas para além da sala. Em vez de passar aqueles deveres de casa enfadonhos, a escola deve inovar e buscar soluções criativas para estimular os alunos a fazerem a lição de casa e ainda otimizar o aprendizado.
Nesse caso, vale usar a criatividade para criar as lições. Atividades como caça ao tesouro ou missões com pistas para serem desvendadas são excelentes exercícios para estimular a mente das crianças e deixá-las com vontade de resolver a tarefa.
Como você viu, a gamificação na educação é uma forma inovadora de ensinar, mas é preciso usar a criatividade para criar uma aula interessante e participativa. E com tantos recursos disponíveis hoje em dia, essa tarefa fica mais fácil e prazerosa.
Gostou deste post e quer saber mais sobre projetos inovadores do setor de educação? Então, acesse nosso site e conheça as soluções que a Fuzzy Makers oferece para área educacional.