fbpx
Assine nossa newsletter

Empoderamento infantil: entenda seus benefícios e dicas para os pais          

empoderamento infantil

Todos os responsáveis por uma criança quer que ela cresça saudável, educada e obtenha sucesso na vida, mas muitas vezes fazem o oposto do que deveria ser feito para que isso aconteça. Constantemente, os pais limitam e moldam inconscientemente as crianças para seguir regras estipuladas pela sociedade em que vivem, por isso é necessário falar sobre o empoderamento infantil.

Bom, esse não é um tema tratado nas mídias, apesar de ser de extrema importância, pois, empoderamento significa: autoridade, ação de se tornar poderoso. Explicando em miúdos — é um processo para a melhora da autoestima e autoconfiança. É um movimento de representatividade no qual determinado grupo ganha voz dentro da sociedade.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura deste post?

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

⠀⠀⠀⠀

Entenda a importância do empoderamento infantil

⠀⠀⠀⠀

O empoderamento infantil desempenha um papel importante na sociedade, pois ele contribui para a formação de adultos mais autoconfiantes e tolerantes com as diferenças. Falamos dessa forma porque as crianças são o futuro do país e, quando elas recebem os estímulos corretos desde cedo, tendem a se tornar adultos melhores, o que contribui para a sociedade em geral.

 

⠀⠀⠀⠀

Veja algumas dicas de como criar crianças empoderadas

⠀⠀⠀⠀

Agora que você entendeu o que é o empoderamento infantil, está na hora de aprender como criar crianças com esses valores. A seguir, vamos dar algumas dicas para ajudar você nessa importante tarefa!

 

⠀⠀⠀⠀

Converse com seu filho sobre igualdade gênero

⠀⠀⠀⠀

Para criar crianças empoderadas é importante ensinar a elas que todos temos os mesmos direitos e deveres, independentemente do do sexo. Além disso, aquela velha história de que meninas não fazem isso ou isso é coisa de menina e não de homem não cabe em um discurso de crianças empoderadas.

O importante é que os pequenos aprendam desde cedo sobre diferenças, respeito ao próximo e auto-aceitação.

 

⠀⠀⠀⠀

Ensine os pequenos a valorizar sua própria beleza

⠀⠀⠀⠀

Em uma sociedade a qual os padrões de beleza são inatingíveis, ensinar as crianças a valorizarem sua própria beleza é um desafio. Meninas negras sofrem mais com esse problema, pois muitas se sentem feias por causa de sua cor e de seus cabelos crespos.

Então, mostrar para as crianças que cada pessoa tem uma beleza única é fundamental para que ela se aceite e desenvolva uma autoestima saudável.

 

⠀⠀⠀⠀

Fale com as crianças sobre liberdade de pensamento

⠀⠀⠀⠀

Esse tipo de conceito tem a ver com o desenvolvimento da personalidade da criança. Ela deve ser incentivada desde cedo a ter suas próprias ideias e convicções, independentemente da opinião dos outros.

Isso não significa criar um filho arrogante, mas que seja capaz de defender seu ponto de vista em relação a uma situação, ideia ou causa.

 

⠀⠀⠀⠀

Valide os sentimentos de seus filhos

⠀⠀⠀⠀

A validação dos sentimentos de uma criança é essencial para que ela cresça com uma autoestima saudável e seja capaz de lutar por seus sonhos. Então, quando seu filho estiver triste, com medo, com raiva, se sentindo inseguro, os pais devem conversar com ele para explicar que isso é normal e compreender os motivos que levam a criança a se sentir dessa forma.

Isso vai tornar a criança um adulto mais seguro, autoconfiante e com inteligência emocional para lidar com os altos e baixos da vida.

⠀⠀⠀⠀

Ao contrário do que muitos pensam, o empoderamento infantil não é um modismo, mas sim, uma filosofia que visa ajudar às crianças em seu desenvolvimento intelectual, pessoal e emocional.

Gostou do post sobre empoderamento infantil? O que mais pode ser feito para ajudar os pais nessa tarefa? Deixe sua opinião nos comentários!