fbpx
Assine nossa newsletter

Conheça os benefícios da educação digital na infância

educação digital

Você conhece quais são os benefícios da educação digital na infância? Embora muitas pessoas acreditem que a tecnologia não deve ser introduzida nessa fase, a verdade é que as crianças podem ter muitos benefícios. Caso os pais selecionem as melhores ferramentas nesse processo, é possível melhorar a nota das crianças na escola, estimular o aprendizado de novas línguas, além de prepará-las para o futuro tecnológico.

Neste texto, você entenderá qual é a importância de explorar todo o potencial da tecnologia na educação, bem como os principais objetivos de introduzir o assunto na infância. Quer fazer com que seu filho tenha ainda mais estímulos? Então, veja como a educação digital pode trazer ótimos resultados na rotina dele. Boa leitura!

⠀⠀⠀⠀⠀

Qual a importância de explorar o potencial da tecnologia na educação?

⠀⠀⠀⠀⠀

A educação está conectada com o ambiente em que as pessoas vivem e com o mercado de trabalho. Ou seja, as crianças e adolescentes devem ser preparadas para exercitar as habilidades que serão cobradas delas no futuro. Nesse sentido, a tecnologia se faz fundamental na educação de quem deseja estar confiante tanto profissional quanto socialmente.

Desse modo, ao crescer, ela terá menos dificuldades para se adaptar às novidades que serão ainda maiores no futuro. Mais do que isso, ela terá capacidades de aprender rapidamente com a tecnologia, habilidade fundamental em uma cultura na qual se faz necessário aprender a todo momento.

Conforme a tecnologia evolui, mais recursos são disponibilizados para que as crianças consigam exercitar as suas melhores habilidades. Entretanto, é comum que, por desconhecimento ou até mesmo preconceito, os pais tenham a tendência de rejeitar todo o potencial que ela tem para a educação.

Mesmo sendo jovens, é possível, por meio da educação digital, fazer com que as crianças pensem de maneira lógica, aumentem a concentração e consigam melhores notas no colégio. Você quer saber como isso é possível?

⠀⠀⠀⠀⠀

Quais são os objetivos da educação digital na infância?

⠀⠀⠀⠀⠀

Quem já tem contato com a educação digital desde a infância tem mais condições de se adaptar no futuro ao mundo da tecnologia. Ainda, mesmo no presente há várias vantagens. Confira!

⠀⠀⠀⠀⠀

Possibilitar a aprendizagem de maneira lúdica

⠀⠀⠀⠀⠀

Nem sempre as crianças têm interesse em aprender os conteúdos de maneira formal. Por isso, é importante que os pais procurem ferramentas para incentivá-las a aprenderem de outras formas. Desse modo, elas raciocinarão mais, mesmo que não estejam conscientes disso no momento.

Além disso, as crianças desejarão aprender mais sobre os assuntos que despertaram o interesse delas. Assim, será mais fácil introduzir assuntos mais complexos a elas. É importante que os alunos gostem de estudar, vendo como os conhecimentos são importantes a eles e como podem ser aplicados em projetos na prática.

A tecnologia facilita todo esse processo, desde que seja utilizada com objetivos alinhados aos propósitos pedagógicos. Como resultado, a tendência é que as notas no colégio aumentem, uma vez que terão mais contato com os conteúdos escolares e, principalmente, com a lógica.

⠀⠀⠀⠀⠀

Melhorar os resultados no colégio

⠀⠀⠀⠀⠀

Você já procurou ferramentas que treinam as habilidades escolares a partir da ideia de gamificação? Com ela, é possível estimular as crianças a partir de conceitos normalmente encontrados nos jogos, como as fases, objetivos e pontuações. Ou seja, os pequenos são incentivados a todo momento a melhorar o próprio conhecimento e rendimento para conseguirem bater metas de pontuação.

Além disso, é importante que a criança cresça sem a ideia de que o estudo é algo monótono e sem graça. Esse é um dos problemas que mais afastam as crianças da ciência. Portanto, a tecnologia tem um papel fundamental para o crescimento intelectual saudável dos pequenos, além de uma forte aliada para tornar o processo de aprendizagem mais divertido!

Conheça os Fuzzy Bits

⠀⠀⠀⠀⠀

Despertar o interesse para o conhecimento de novas línguas

⠀⠀⠀⠀⠀

A tecnologia constantemente utiliza termos em outras línguas. É comum que as crianças gostem de vídeos e aplicativos que estão apenas em inglês. Com isso, o interesse delas em aprender de forma mais consistente as línguas também cresce.

Como você viu acima, a ideia de gamificação pode aumentar o rendimento dos alunos. Com relação às línguas, os resultados não são diferentes. Há várias ferramentas e aplicativos que podem ajudar no aprendizado deles e fazer com que o contato com o segundo idioma seja mais natural e interessante.

⠀⠀⠀⠀⠀

Estimular o raciocínio lógico e a concentração

⠀⠀⠀⠀⠀

Para que a tecnologia consiga trazer resultados interessantes, os pais devem pensar em quais recursos devem ser disponibilizados. Nesse sentido, há diversos jogos e ferramentas que estimulam o raciocínio lógico e a concentração dos alunos.

Eles podem fazer com que as crianças se fixem na resolução de problemas, sem desistir quando enfrentarem problemas. Com isso, a análise será estimulada, fazendo com que elas pensem nas próprias experiências (tanto negativas quanto positivas) em busca da resolução.

Já o raciocínio lógico é aprimorado com problemas a serem resolvidos. A gamificação é mais uma vez recomendada para que o aluno também tenha objetivos a serem cumpridos e fazer desse momento uma distração positiva.

⠀⠀⠀⠀⠀

Tornar o ambiente digital mais natural

⠀⠀⠀⠀⠀

Você já notou que existem pessoas que, mesmo tendo nascido em um ambiente digital, não conseguem resolver problemas simples em um computador ou smartphone? Isso se deve pelo baixo nível de exposição que elas tiveram aos recursos digitais durante a infância e adolescência.

Quando as crianças são expostas rapidamente, o ambiente digital se torna natural na vida delas. Dessa forma, ela já pensará em como os dispositivos poderão facilitar a vida dela. Entretanto, se isso não acontecer, as ações serão mais forçadas e pouco naturais, já que ela não incorporou tais pensamentos à sua cultura.

⠀⠀⠀⠀⠀

Mas existe um ponto bem importante nessa história toda, a tecnologia não se limita apenas à dispositivos com telas como o tablet ou celular. É essencial equilibrar o tempo que as crianças passam na frente de uma pequena tela para não limitar sua curiosidade e exploração do mundo ao seu redor. E a tecnologia, novamente, pode ser uma forte aliada nesse processo. Existem diversas outras ferramentas que ensinam sobre temas tecnológicos sem submetê-las na frente de telas por horas.

Resumindo, não precisamos estar na frente de telas o tempo todo para aprender sobre tecnologia! Há uma série de recursos interessantes para despertar na criança a ideia de Internet das Coisas, programação e robótica, por exemplo. Por isso, é necessário pesquisar para descobrir quais são as melhores opções para seu filho.

Gostou deste post sobre educação digital? Entre em contato agora mesmo com a Fuzzy Makers e veja quais são as ferramentas que temos para estimular seu filho. Esperamos por você!


Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.