fbpx
Assine nossa newsletter

Entenda como lidar com a dificuldade de aprendizagem infantil

Seja qual for a causa da dificuldade de aprendizagem do filho, é necessário que os pais saibam como oferecer apoio à criança.

Ao longo da vida escolar, as crianças podem se identificar mais com uma matéria do que com outra, o que é absolutamente normal, já que as habilidades e interesses são diferentes de uma para outra. É necessário ter em mente também que cada uma tem um ritmo para assimilar o conteúdo e, muitas vezes, pode ocorrer de o aluno apresentar dificuldade de aprendizagem.

É um assunto que traz muita preocupação para as famílias, que ficam perdidas, não sabendo como ajudar a criança. Para auxiliar você, preparamos este post. Continue a leitura e descubra as melhores maneiras de agir diante dessa situação, para que isso não prejudique o desenvolvimento do seu filho!

Por que algumas crianças apresentam dificuldade de aprendizagem?

A dificuldade de aprendizagem infantil pode ter diferentes causas, inclusive biológica, isto é, ser decorrente de algum distúrbio que afeta a fala, linguagem e/ou o processamento de informações. Exemplo disso são as crianças com TDAH, dislexia ou outros quadros.

No entanto, pode também ser reflexo de alguma questão emocional da criança, devido a algum conflito familiar, por exemplo. Há, ainda, casos que indicam algum problema de visão, que pode ser facilmente corrigido com o uso de óculos. É preciso considerar também situações em que o aluno não se adapta à metodologia adotada pela escola.

Independentemente da causa, é fundamental que pais e educadores tenham atenção às crianças que não se concentram para aprender e estudar, não demonstram interesse pelas atividades escolares ou não conseguem aprender a ler ou a escrever.

Conheça os Fuzzy Bits

Como lidar com essa questão?

Ao notar esses sinais, os pais devem agir com cautela. Veja algumas dicas.

Demonstre compreensão

O primeiro passo é demonstrar compreensão, ou seja, deixar claro para a criança que você está disposto a ajudá-la. É importante que ela se sinta amparada para que sua autoconfiança e autoestima não fiquem abaladas.

Converse com professores

É preciso entender quais as dificuldades do seu filho e como é seu comportamento na escola para identificar a causa do problema. Por isso, esteja sempre em contato com os professores.

Mostre interesse pelo que a criança estuda

Será que seu filho não está apenas desmotivado? E se você mostrar interesse pelos assuntos que ele está estudando, a fim de ajudá-lo a assimilar melhor a matéria? Muitas vezes, esse gesto pode ser o que faltava para que ele passe a ter interesse em aprender.

Busque apoio profissional

Em casos de algum distúrbio, é necessário buscar ajuda multidisciplinar, com médicos, fonoaudiólogos, psicólogos e psicopedagogos, para fazer uma avaliação completa do aluno. Pode ser que ele precise fazer terapias e tenha um acompanhamento constante desses profissionais para lidar melhor com a dificuldade de aprendizagem.

Qual a importância de o aluno ter um papel ativo na aprendizagem?

Por último, é importante destacar as características das crianças dessa geração, que já nasceram em meio a tecnologias e, portanto, acostumadas a buscar por conta própria os conteúdos de seu interesse. Quando elas precisam aprender por meio de aulas expositivas, ficam, muitas vezes, desmotivadas.

Em muitos casos, esses alunos precisam de uma escola que permita seu protagonismo no processo de aprendizagem, valendo-se, por exemplo, de recursos tecnológicos que despertem sua atenção e criatividade: são as aulas mais práticas, em que a criança pode colocar a mão na massa e aprender fazendo experimentações.

Os pais devem ter uma atenção especial, seja qual for o nível de dificuldade de aprendizagem da criança. Assim, isso não se torna uma barreira para que ela possa descobrir todas as suas potencialidades.

Gostou de acompanhar este texto? Então, aproveite e compartilhe-o com mais famílias em suas redes sociais!


Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.