fbpx
Assine nossa newsletter

Decoração lúdica: como fazer para melhorar o desenvolvimento da criança?

decoração lúdica

É importante ter um cantinho em casa para a criança brincar e que tenha a identidade dela. Pode ser o quarto ou qualquer outro ambiente que receba uma decoração lúdica para instigar a imaginação e curiosidade do pequeno, contribuindo para o seu desenvolvimento saudável.

Mas o que levar em conta na hora de montar esse espaço? Se você também tem essa dúvida, vai gostar de conferir este post que preparamos para você. Vem com a gente e anote as dicas para decorar o ambiente da criança de maneira lúdica!

Defina com a criança um tema criativo

Como dissemos, o cantinho deve ter a identidade da criança, por isso, defina com ela o tema criativo. Fundo do mar, castelos, heróis, princesas, robôs, esportes, balé ou uma decoração que remeta a um personagem favorito do pequeno: não há limites para criar quando se trata de decoração lúdica.

A partir do tema, fica mais fácil pensar nas cores, móveis e outros itens que vão compor o espaço.

Invista nas cores

Para criar um espaço convidativo para a criança, as cores mais vibrantes devem dominar. Você pode deixar uma parede com uma cor mais forte ou até mesmo um item de destaque do mobiliário e compor o resto do ambiente com cores mais neutras ou complementares. Papéis ou adesivos de parede também são soluções bastante práticas para a decoração lúdica.

A alegria das cores pode ainda estar presente em cortinas, jogos de cama e almofadas, itens que vão proporcionar não só a diversão como também o aconchego.

Aposte em móveis que fujam do convencional

Se a ideia é estimular a imaginação infantil, criando um cenário divertido para as brincadeiras, abuse da criatividade na escolha dos móveis. Estantes que imitam casinha, cama em formato de carro ou prateleiras em forma de nuvem ou balão de história em quadrinhos são apenas algumas ideias.

Você pode, por exemplo, instalar prateleiras para os livros infantis com uma escada presa à parede ao lado para que o acesso às obras seja fácil e cheio de diversão para as crianças.

Adquira peças especiais

Você pode até mesmo aproveitar os móveis que já tem e imprimir a diversão no ambiente com peças especiais. Existem luminárias de diferentes formatos e cores, tapetes que imitam o jogo de amarelinha ou uma pista de carros, cortinas que contêm bolsinhos para os livros, entre outros itens especiais.

Vale a pena fazer uma pesquisa para dar um toque de originalidade na decoração, tornando esse cantinho o lugar ideal para que o pequeno fique feliz e explore o mundo por meio das brincadeiras. Outra dica é enquadrar desenho e pinturas da própria criança para decorar as paredes.

Conheça os Fuzzy Bits

Mantenha o ambiente organizado

De nada adianta decorar o quarto ou qualquer outro espaço da sua casa a partir de uma ideia bacana e deixar esse ambiente desorganizado. Por isso, disponha baús ou móveis com gavetas, para a criança pegar e guardar os brinquedos e ensine-a a deixar o cantinho sempre em ordem.

Aposte na cultura maker

Por fim, um dos aspectos mais interessantes ao fazer uma decoração lúdica é contar com a participação da criança para que ela crie um projeto para o ambiente. Com kits de ferramenta maker, ela consegue desenvolver uma solução de automação residencial que permite, por exemplo, acender a luz apenas com as palmas.

Você envolve seu filho em um novo mundo, onde ele se torna o protagonista de todo o processo, o que só vai trazer benefícios para o seu desenvolvimento.

Entre todas as dicas que apresentamos, a principal, na hora de pensar a decoração lúdica, é contar com a participação da criança. A ideia é que ela construa os próprios projetos para deixar o espaço com a sua cara.

Gostou das informações que trouxemos neste post? Então, compartilhe-o em suas redes sociais para que mais pessoas saibam como transformar o ambiente dos pequenos!


Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.