fbpx
Assine nossa newsletter

Saiba como equilibrar o tempo da criança no celular

criança no celular

O tempo longo de permanência de uma criança no celular pode desencadear uma série de problemas para os pais, que costumam chegar em forma de estresse, obesidade infantil e sedentarismo com mudanças drásticas de comportamento.

Mesmo com avanço tecnológico e com a transformação digital ditando as novas regras do mundo, não equilibrar o uso infantil dessas tecnologias é um erro grave que pode trazer consequências ao desenvolvimento cognitivo e físico das crianças.

Neste post, falaremos sobre a necessidade de estabelecer limites quanto ao uso do celular pelas crianças e de propor atividades complementares para estimular a criatividade e adequar o tempo dedicado a cada uma delas.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

⠀⠀⠀⠀

O que fazer para moderar o tempo de uso do celular?

⠀⠀⠀⠀

Nas várias fases da vida, somos influenciados pelas tendências do momento, mas aprendemos também sobre limites, direitos e obrigações. O que se aprende na infância tem efeito na juventude e principalmente na fase adulta.

Qualquer excesso acarreta danos ao aprendizado na infância, por isso, o equilíbrio é o melhor caminho para manter a criança conectada à atualidade e, ao mesmo tempo, incentivar outros meios de interatividade.

Uma criança que não se movimenta, por exemplo, tende a uma digestão lenta, o que pode provocar a obesidade, característica das crianças sedentárias. Outro fator importante é que, se a criança luta contra o sono e se mantém conectada por muitas horas ao celular, terá a visão e o humor alterados.

Portanto, veja algumas dicas do que fazer para limitar o tempo de uso do celular!

⠀⠀⠀⠀

Monitore a frequência de uso

⠀⠀⠀⠀

Mesmo que você tenha uma rotina longa fora de casa e não seja possível acompanhar de perto o tempo da criança no celular, criar um cronograma de atividades e pedir para quem estiver cuidando da criança aplicá-lo de acordo com os horários pode funcionar.

Estabeleça um número de horas como tempo de uso e intercale com outras atividades, de preferência que exijam diálogo e desempenho cognitivo.

⠀⠀⠀⠀

Escolha um horário de uso

⠀⠀⠀⠀

Se em metade do dia a criança estará na escola, será mais fácil organizar a agenda da outra metade. Defina um horário para o uso do celular, horário para brincar, descansar e também para utilizar algum outro meio de interação.

É importante que a criança entenda que, se no horário que você estabeleceu para uso do celular não houver interesse de acesso, somente no outro dia terá nova oportunidade de utilização.

⠀⠀⠀⠀

Compre brinquedos

⠀⠀⠀⠀

Para a alegria de pais que estão preocupados em oferecer aos filhos ferramentas criativas que complementem o aprendizado tradicional, existem no mercado diversos brinquedos com essa finalidade.

Adquira brinquedos com essas características e introduza-os no dia a dia do seu filho, de forma a mantê-lo ocupado, buscando soluções para os desafios que alguns brinquedos e jogos propõem. As crianças precisam estar ativas para auxiliar alguns aspectos da saúde.

⠀⠀⠀⠀

Qual a importância de acompanhar o conteúdo que as crianças acessam no celular?

⠀⠀⠀⠀

Se você deseja que seu filho tenha uma educação diferenciada e moderna, é fundamental acompanhar o conteúdo acessado no meio virtual. Assim como o acompanhamento sistemático e progressivo do aprendizado escolar, também os recursos tecnológicos precisam ser monitorados de perto.

Ter um adulto por perto, direcionando o uso virtual, não apenas auxilia as crianças a interagirem com conteúdos complementares e educativos, como as protege quanto ao acesso a temas inadequados e impróprios para a idade infantil.

Como vimos não se pode negar que a inovação tecnológica trouxe uma série de benefícios para as escolas em suas práticas pedagógicas, para o aprendizado e para o desenvolvimento de novas ferramentas criativas.

Entretanto, equilibrar o tempo da criança no celular continua sendo essencial para que a qualidade da informação absorvida durante a formação progressiva seja compatível com a idade, com o nível escolar e com as expectativas que você gerou quanto a preparação do seu filho para a vida adulta.

Se você gostou deste post sobre o equilíbrio do tempo da criança no celular, deixe um comentário sobre as estratégias que você utiliza com seu filho para que ele se ocupe de outras atividades!