fbpx
Assine nossa newsletter

Como fazer uma criança feliz? Veja 5 maneiras!

Não estamos falando de doces ou presentes. Você acha que é uma missão muito difícil?

fazer uma criança feliz

A infância é uma fase extremamente importante na vida de qualquer pessoa e fazer uma criança feliz faz toda a diferença para o seu desenvolvimento. Isso, no entanto, não significa que é preciso fazer todas as suas vontades ou deixar de impor limites.

A felicidade está nas coisas simples e requer muito mais dedicação do que dinheiro, presentes ou bajulação. Tudo depende da maneira como você conduz as situações do dia a dia e de como age para favorecer esse estado de espírito.

Quer algumas dicas para cumprir essa missão? Acompanhe a leitura deste post e descubra!

⠀⠀⠀⠀⠀

1. Ofereça a sua atenção

⠀⠀⠀⠀⠀

Uma das coisas mais preciosas que podemos oferecer para alguém é a nossa atenção para um filho, um amigo ou qualquer outra pessoa. Para a criança, isso faz com que ela se sinta acolhida e segura.

Não por acaso, vemos tantos casos de picos de estresse (também conhecidos como birras) relacionados à desatenção. Logo, esse é um cuidado que precisa ser reforçado na correria do cotidiano, já que muitas vezes a falta de tempo acaba dificultando esses momentos que ajudam a construir uma relação afetuosa.

Portanto, ouça, abrace, explique, ofereça possibilidades, apoie, motive e demonstre sempre que você está ali por perto para o que ela precisar.

⠀⠀⠀⠀⠀

2. Elogie os esforços

⠀⠀⠀⠀⠀

Temos um costume natural de elogiar o sucesso, mas nem sempre reconhecemos os esforços que não resultaram diretamente em uma conquista. Tirar uma nota média na escola, por exemplo, não é um fato tão comemorado quanto a nota máxima.

Acontece que a comemoração dos pequenos esforços faz parte da motivação. Os adultos sabem que a vida não é feita apenas de vitórias, só que deixar essa expectativa com a criança pode deixá-la frustrada por não conseguir ser sempre a melhor.

A persistência e a dedicação são extremamente importantes, mesmo quando não chegamos ao pódio. Por isso, é essencial reconhecer e elogiar o empenho para que isso também seja capaz de trazer satisfação.

Conheça os Fuzzy Bits

⠀⠀⠀⠀⠀

3. Participe das brincadeiras

⠀⠀⠀⠀⠀

Brincar é uma das atividades preferidas das crianças e essa deve ser uma hora aproveitada para o seu desenvolvimento. Por exemplo, as brincadeiras contribuem para estimular a criatividade, a coordenação motora, a concentração, a autonomia, a comunicação, as relações sociais e muitas outras habilidades.

Uma boa forma de proporcionar isso para o pequeno é participando da diversão e conduzindo esse estímulo a cada dia. Deixar a criança em frente a um aparelho eletrônico cria a ideia de que o entretenimento é apenas isso.

Além do mais, ela passa a achar que só pode brincar sozinha ou quando está com outras crianças. Ao perceber que um adulto priorizou o seu tempo e participou de uma brincadeira legal, ela se sente incluída e feliz.

⠀⠀⠀⠀⠀

4. Incentive a gratidão

⠀⠀⠀⠀⠀

Em geral, pessoas gratas são mais otimistas e felizes. A capacidade de reconhecer o que é bom na nossa vida realmente é transformadora e afasta os sentimentos ruins — ainda mais quando estamos na infância e não temos tanta consciência dos problemas.

Assim, a gratidão é uma prática que deve ser incentivada. Converse com a criança para ajudá-la a pensar em todos os privilégios que ela tem e por todas as coisas pelas quais ela pode agradecer: a família, os amigos, o alimento diário, as oportunidades etc. Construir esse hábito é um combustível de felicidade para toda a vida.

⠀⠀⠀⠀⠀

5. Seja um bom exemplo

⠀⠀⠀⠀⠀

A infância é uma fase cheia de referências e as crianças agem muito de acordo com o que tomam de exemplo. Então, lembre-se de que em todas as ocasiões você está sendo um modelo para elas. Ou seja, ainda que tenha um bom discurso, as suas atitudes também falam por si.

É preciso ser coerente e honesto com as suas ações, buscando evoluir cada vez mais para ser um bom exemplo e inserir a criança em ambientes positivos. Sem contar que a felicidade é algo contagiante, não é verdade? Seja o primeiro a propagá-la!

No fim das contas, fazer uma criança feliz é mais fácil do que imaginamos, pois ela precisa de pouco para viver essa alegria. A questão é orientar a formação desses seres humanos de forma saudável e consciente.

O que achou das nossas dicas? Aproveite para compartilhar o conteúdo nas suas redes sociais e disseminar as ideias deste post. Vamos fazer um mundo de crianças mais felizes!


Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.