fbpx
Assine nossa newsletter

Controle dos pais: saiba como filtrar o que as crianças acessam

Controle dos pais
Powered by Rock Convert

As crianças de hoje em dia estão cada vez mais habituadas à tecnologia e até mesmo antes de aprender a ler e escrever, já sabem usar o computador e o celular. Embora isso pareça inofensivo a princípio, é preciso um controle dos pais sobre o que as crianças acessam, caso contrário, elas podem ver conteúdos impróprios para a idade.

Por isso, é importante que os pais monitorem e controlem o que os filhos acessam na internet. Mas como fazer isso? Responderemos a essa pergunta, neste post. Confira!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Como filtrar o conteúdo acessado pelas crianças?

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Há diversas alternativas que permitem que você controle o que as crianças e os adolescentes acessam na internet. A seguir, vamos citar algumas formas de fazer esse controle. Veja!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Use um antivírus no computador

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Essa é uma informação que muita gente desconhece. Programas de antivírus contam com ferramentas de controle dos pais, que filtram sites e aplicativos que podem ser acessados no computador.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Baixe aplicativos no celular da criança

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

As crianças têm acesso ao celular cada vez mais cedo e utilizam bastante a internet por meio do aparelho. Mas para a alegria dos pais, há diversos aplicativos que permitem que o conteúdo acessado pelos pequenos seja filtrado.

O Kids Place, por exemplo, que está disponível para Android possibilita que você personalize o telefone de forma que a criança só tenha acesso ao conteúdo que você permitir.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Configure o sistema operacional do computador para controle dos pais

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O Windows também permite que os pais controlem o acesso dos filhos à internet. Você pode definir por quanto tempo a criança vai acessar a internet e ainda bloquear sites impróprios e jogos, além de programas específicos.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Use o controle parental dos navegadores

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Os navegadores também permitem que os pais controlem o acesso dos filhos à internet. Basta fazer as devidas configurações que, além de bloquearem sites impróprios para a criança, ainda mostram relatórios de acesso dos pequenos na rede.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Como configurar o computador e o celular para controlar o acesso das crianças à internet?

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Muitos pais pensam que é complicado configurar o celular e o computador para restringir o acesso dos filhos, porém, na realidade, isso é bem simples de se fazer. Veja como!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Como filtrar o acesso das crianças no celular

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Para filtrar o acesso das crianças em celulares com Android, basta acessar a Play Store e escolher as opções: “configurações/controle dos pais”. Depois, é só definir a faixa etária dos aplicativos e filmes liberados para as crianças. Você também pode bloquear músicas com letras impróprias.

Para fazer o controle no iOS, basta acessar as seguintes opções: “ajustes/geral/restrições” e colocar uma senha para somente você ter acesso. No iOS você consegue definir quais páginas de determinado site a criança pode abrir. Já nos aplicativos, é possível escolher a faixa etária dos apps que vão aparecer na loja.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Como filtrar o acesso das crianças no computador

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

No computador, o bloqueio pode ser feito nos navegadores. Para filtrar o acesso no Google Chrome, basta acessar a página “configurações de pesquisa” e escolher a opção “bloquear o SafeSearch” para evitar o acesso de conteúdo impróprio para crianças. Já no Mozilla Firefox, você pode baixar uma extensão de bloqueio.

O filtro também pode ser feito no computador seguindo os passos abaixo:

  1. acesse o painel de controle e acesse “configurações de usuário”;
  2. escolha utilizar sua conta da Microsoft ou uma conta local e ative a opção “controle dos pais”
  3. ative a opção “proteção para a família”. Caso você queira receber informações sobre a utilização do computador ative a opção “ligado”;
  4. em “filtragem de sites”, você pode criar uma lista de bloqueio ou de sites permitidos;
  5. em “permitir ou bloquear”, você cria uma lista de sites proibidos.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Viu como fazer o controle de pais no computador e no celular não é tão complicado? Lembre-se de que, mesmo que seu filho não goste, essa monitoria é importante para preservar sua integridade e segurança.

Gostou do post e quer ler outros conteúdos sobre como lidar com a educação das crianças? Então, confira os posts que criamos sobre automação residencial e como controlar o tempo das crianças no celular.