fbpx
Assine nossa newsletter

Brinquedos educativos: qual sua importância no desenvolvimento da criança?

Saiba os benefícios de investir em brinquedos educativos e entenda a importância de utilizá-los no processo de aprendizado!

brinquedos-educativos-fuzzy-makers

Quando somos crianças, tudo é novidade e todas as brincadeiras representam uma nova oportunidade de aprendizado. No entanto, para potencializar ainda mais essa questão e evidenciar o conceito de “aprender brincando”, podemos utilizar, com sucesso, os brinquedos educativos.

Também conhecidos como brinquedos pedagógicos, eles representam uma importante ferramenta educacional para crianças de todas as idades. O importante, aqui, é optar por alternativas que dialoguem com a faixa etária de seus filhos, fazendo com que a diversão — e a educação — esteja garantida.

Mas, afinal, o que são esses brinquedos? Quais são os benefícios de utilizá-los na educação e como escolhê-los? A seguir, elucidaremos essas questões de maneira breve e objetiva. Vamos lá? Boa leitura!

O que são brinquedos educativos?

Brinquedos educativos são ferramentas que unem os conceitos de diversão com o aprendizado para crianças de variadas faixas etárias. Alguns jogos clássicos, como os quebra-cabeças e o jogo da memória, fazem parte desse grupo. No entanto, atualmente, a tecnologia também passou a fazer parte desse mundo.

Esses brinquedos são muito importantes para o desenvolvimento de uma série de habilidades de maneira natural, progressiva e duradoura. Aqui, o protagonista é a própria criança, que conduz seu aprendizado da melhor forma possível para si mesmo.

Qual é a importância desses brinquedos para o desenvolvimento infantil?

Os brinquedos educativos despontam como uma importante ferramenta para auxiliar as crianças, de maneira não convencional, no desenvolvimento de habilidades cruciais para a vida adulta e, consequentemente, para a área acadêmica e para o mercado de trabalho do futuro. Algumas delas são:criatividade;

– raciocínio lógico;

– organização;

– disciplina;

– coordenação motora;

– consciência espacial;

– resolução de problemas. E muito mais!

Além disso, esse tipo de brincadeira é muito interessante para o desenvolvimento de habilidades sociais, especialmente quando compartilhados entre mais de uma criança. Aqui, competências como a socialização, a autonomia, o trabalho em equipe, a comunicação e o desenvolvimento da linguagem são constantes.

Conheça os Fuzzy Bits

Como escolher os melhores brinquedos educativos?

Apostar em brinquedos clássicos é sempre uma ótima maneira de estimular o aprendizado lúdico da criançada. No entanto, investir em alternativas tecnológicas também é fundamental para criar, desde cedo, uma aproximação entre os pequenos e alguns conceitos que serão utilizados por eles durante toda a vida.

Sendo assim, estimular o contato com a tecnologia desde cedo é algo essencial. No entanto, é importante que isso seja feito de maneira inteligente, desenvolvendo o letramento digital nas crianças e proporcionando um relacionamento saudável com esse contexto.

Nesse cenário, os bits eletrônicos surgem como um recurso interessantíssimo para desenvolver várias habilidades infantis de forma simultânea. Além disso, eles têm a vantagem de não esgotar as possibilidades com apenas uns dias de uso — seu tempo de vida útil é longo e a criança pode, assim, criar inúmeros projetos com esse tipo de ferramenta.

Agora que você já sabe o que são e como escolher brinquedos educativos — além, é claro, de reconhecer toda a sua importância para o desenvolvimento infantil —, não perca mais tempo! Passe a investir nessa ferramenta educacional e faça com que seu filho se divirta e aprenda simultaneamente.

Para saber mais não só sobre os brinquedos educativos, mas sobre importantes metodologias de ensino que utilizam a tecnologia e a diversão como pilares, entre em contato com a nossa equipe! Assim, você ficará muito mais informado sobre o tema e poderá ajudar seu pequeno a desenvolver todo o seu potencial.


Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.