O PODER DA EDUCAÇÃO NA PONTA DOS DEDOS

Quer receber artigos, novidades e muito mais diretamente no seu e-mail? Inscreva-se em nossa Fuzzy News.

Como trabalhar com síndrome de Down na educação infantil?

síndrome de Down

O PODER DA EDUCAÇÃO NA PONTA DOS DEDOS

Quer receber artigos, novidades e muito mais diretamente no seu e-mail? Inscreva-se em nossa Fuzzy News.

Como trabalhar com síndrome de Down na educação infantil?

síndrome de Down

Os primeiros anos de aprendizado são marcados por descobertas: o bebê já começa a se interessar por sons e objetos e a testar seus sentidos. Essa etapa de exploração acompanha a criança por muitos anos. Diante da importância dessa fase no desenvolvimento das crianças, surge uma dúvida específica: como trabalhar com síndrome de Down na educação infantil?

Apesar de elas apresentarem um ritmo diferente, crianças com síndrome de Down estão ávidas para aprender e têm muitas potencialidades a serem desenvolvidas. Neste post, vamos mostrar como a família pode ajudar na educação do pequeno com Down. Confira!

Entenda as particularidades de crianças com síndrome de Down

Entender as particularidades da criança com Down vai facilitar bastante na hora de elaborar as atividades. É preciso levar em conta, por exemplo, que muitas delas têm hipotonia muscular, o que pode comprometer a firmeza para segurar um lápis. Por isso, a ideia é apostar em meios que facilitem o uso desses objetos.

Giz mais grosso e apoio triangular de borracha para os lápis vão ajudá-la a segurar com mais firmeza. Já o uso de pincéis atômicos em lousas brancas pode auxiliar a criança a rabiscar, desenhar ou escrever as primeiras letras, pois deslizam com facilidade, exigindo, assim, pouca força.

Acolha a criança

Os pequenos com Down são muito carinhosos, gostam do contato físico e do abraço. Por isso, uma maneira de engajá-los nas atividades é demonstrar acolhimento. Sempre ter paciência, sorrir, comemorar cada conquista e envolvê-los em brincadeiras são atitudes que vão facilitar bastante o aprendizado.⠀⠀⠀⠀

Fragmente o conteúdo a ser ensinado⠀⠀⠀⠀⠀

Se você quer saber como trabalhar com síndrome de Down na educação infantil deve ter em mente que o tempo dessas crianças pode ser diferente. Assim, para que elas consigam compreender uma lição ou a leitura de um livro, a dica é fragmentar o conteúdo. Dessa maneira, ela pode assimilar melhor o assunto e ficar mais preparada e entusiasmada para seguir adiante.⠀

Invista no aprendizado sensorial

Você deve investir no aprendizado sensorial para trabalhar com a criança com Down. Uma dica é utilizar letras feitas de massinha, de feltro ou cartolina colorida, por exemplo. É possível também utilizar carimbos ou fazer desenhos colocando a tinta na ponta dos dedos da criança para que a atividade se torne prazerosa. Se valer de músicas, livros com texturas e atividades com água também são boas alternativas.⠀⠀⠀

Promova atividades interativas⠀⠀⠀⠀

Uma proposta bem bacana para utilizar com crianças com Down é a cultura maker, em que os pequenos podem trabalhar de modo cooperativo na criação de um objeto. Pode ser um robô de sucata, uma casinha com blocos de montar ou a participação em uma horta. A ideia é que eles coloquem a mão na massa e utilizem a criatividade e imaginação.

Viu só como trabalhar com síndrome de Down na educação infantil é possível com alguns métodos simples? Ao respeitar o tempo e outras particularidades da criança e exercitar a empatia, as atividades fluem, deixando o pequeno motivado e feliz com o aprendizado.

Gostou das informações deste post? Tem mais alguma dica de como trabalhar com essas crianças? Então, compartilhe com a gente, deixando seu comentário abaixo!

Compartilhe este artigo!

Aprenda e cresça com o blog da Fuzzy Makers

Inscreva-se para receber novidades sobre o nosso mundo de conhecimento e inspiração!

Aprenda e cresça com o blog da Fuzzy Makers

Inscreva-se para receber novidades sobre o nosso mundo de conhecimento e inspiração!

plugins premium WordPress
Converse com nossos especialistas em robótica educacional

Preencha seus dados para iniciar uma conversa no WhatsApp e descubra como podemos ajudar.

Quer falar com um especialista?