O PODER DA EDUCAÇÃO NA PONTA DOS DEDOS

Quer receber artigos, novidades e muito mais diretamente no seu e-mail? Inscreva-se em nossa Fuzzy News.

Como trabalhar com síndrome de Down na educação infantil?

O PODER DA EDUCAÇÃO NA PONTA DOS DEDOS

Quer receber artigos, novidades e muito mais diretamente no seu e-mail? Inscreva-se em nossa Fuzzy News.

Como trabalhar com síndrome de Down na educação infantil?

sindrome-de-down

Os primeiros anos de aprendizado são marcados por descobertas: o bebê já começa a se interessar por sons e objetos e a testar seus sentidos. Essa etapa de exploração acompanha a criança por muitos anos. Diante da importância dessa fase no desenvolvimento das crianças, surge uma dúvida específica: como trabalhar com síndrome de Down na educação infantil?

Apesar de elas apresentarem um ritmo diferente, crianças com síndrome de Down estão ávidas para aprender e têm muitas potencialidades a serem desenvolvidas. Neste post, vamos mostrar como a família pode ajudar na educação do pequeno com Down. Confira!

Entenda suas particularidades

Entender as particularidades da criança com Down vai facilitar bastante na hora de elaborar as atividades. É preciso levar em conta, por exemplo, que muitas delas têm hipotonia muscular, o que pode comprometer a firmeza para segurar um lápis. Por isso, a ideia é apostar em meios que facilitem o uso desses objetos.

Giz mais grosso e apoio triangular de borracha para os lápis vão ajudá-la a segurar com mais firmeza. Já o uso de pincéis atômicos em lousas brancas pode auxiliar a criança a rabiscar, desenhar ou escrever as primeiras letras, pois deslizam com facilidade, exigindo, assim, pouca força.

Acolha a criança

Os pequenos com Down são muito carinhosos, gostam do contato físico e do abraço. Por isso, uma maneira de engajá-los nas atividades é demonstrar acolhimento. Sempre ter paciência, sorrir, comemorar cada conquista e envolvê-los em brincadeiras são atitudes que vão facilitar bastante o aprendizado.⠀⠀⠀⠀

Fragmente o conteúdo a ser ensinado⠀⠀⠀⠀⠀

Se você quer saber como trabalhar com síndrome de Down na educação infantil deve ter em mente que o tempo dessas crianças pode ser diferente. Assim, para que elas consigam compreender uma lição ou a leitura de um livro, a dica é fragmentar o conteúdo. Dessa maneira, ela pode assimilar melhor o assunto e ficar mais preparada e entusiasmada para seguir adiante.⠀

Invista no aprendizado sensorial

Você deve investir no aprendizado sensorial para trabalhar com a criança com Down. Uma dica é utilizar letras feitas de massinha, de feltro ou cartolina colorida, por exemplo. É possível também utilizar carimbos ou fazer desenhos colocando a tinta na ponta dos dedos da criança para que a atividade se torne prazerosa. Se valer de músicas, livros com texturas e atividades com água também são boas alternativas.⠀⠀⠀

Promova atividades interativas⠀⠀⠀⠀

Uma proposta bem bacana para utilizar com crianças com Down é a cultura maker, em que os pequenos podem trabalhar de modo cooperativo na criação de um objeto. Pode ser um robô de sucata, uma casinha com blocos de montar ou a participação em uma horta. A ideia é que eles coloquem a mão na massa e utilizem a criatividade e imaginação.

Viu só como trabalhar com síndrome de Down na educação infantil é possível com alguns métodos simples? Ao respeitar o tempo e outras particularidades da criança e exercitar a empatia, as atividades fluem, deixando o pequeno motivado e feliz com o aprendizado.

Gostou das informações deste post? Tem mais alguma dica de como trabalhar com essas crianças? Então, compartilhe com a gente, deixando seu comentário abaixo!

Compartilhe este artigo!

Aprenda e cresça com o blog da Fuzzy Makers

Inscreva-se para receber novidades sobre o nosso mundo de conhecimento e inspiração!

Aprenda e cresça com o blog da Fuzzy Makers

Inscreva-se para receber novidades sobre o nosso mundo de conhecimento e inspiração!

plugins premium WordPress