fbpx
Assine nossa newsletter

Conheça a automação residencial e como ela pode auxiliar na educação infantil

automação residencial

Você conhece e sabe como funciona a automação residencial? Já sabemos que o avanço tecnológico causou uma grande transformação no mundo inteiro e também no conceito de utilização virtual em diversos ambientes.

Se antes as soluções tecnológicas eram utilizadas pelas empresas como vantagem competitiva, agora, a tendência é que as residências sejam beneficiadas pelo uso da automação como forma de economia, praticidade e segurança, principalmente para quem tem crianças em casa.

Neste post, vamos explicar o conceito dessa tecnologia e como poderá auxiliar na educação infantil, quando utilizada dentro de casa. São diversas as possibilidades e você vai conseguir passar o dia fora sem se sentir culpado por não acompanhar o desenvolvimento do seu filho!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

⠀⠀⠀⠀

O que é a automação residencial?

⠀⠀⠀⠀

Já pensou em apagar e acender as luzes sem precisar estar perto do interruptor? Ou ligar e desligar a televisão nos momentos em você estiver em outro cômodo da casa? Ou, ainda, controlar o tempo e o conteúdo que os pequenos assistem na TV?

A automação residencial é a ferramenta que dá vasão a tudo isso e permite um maior controle de equipamentos e ligações elétricas de forma automática, mesmo quando você estiver longe de casa.

O tempo, ou a falta dele, é um inimigo silencioso em um mundo tão acelerado. Para reduzir os efeitos que ele produz na vida cotidiana, utilizar a automação residencial pode fazer com que sobre espaço para se dedicar à família, por exemplo.

⠀⠀⠀⠀

Como a automação residencial auxilia na educação infantil?

⠀⠀⠀⠀

Enxergar a tecnologia como um auxílio para o aprendizado permite a constatação de que a automação pode ser um benefício complementar à educação que as crianças recebem na escola.

Para aqueles pais que trabalham e passam menos tempo com os filhos em casa, os recursos tecnológicos podem ser uma utilidade capaz de gerenciar melhor o dia a dia para que a criança desenvolva o senso de disciplina, obediência e responsabilidade.

⠀⠀⠀⠀

Quais são as possibilidades educacionais que a automação residencial oferece?

⠀⠀⠀⠀

Oferta de jogos interativos

⠀⠀⠀⠀

As crianças têm uma disposição e uma inquietude habituais que fazem os pais buscarem atividades para preencher o tempo entre a escola, o sono e as atividades fora da sala de aula.

Nessas lacunas de tempo, muitas crianças se veem atraídas pela televisão ou pelos videogames. Como você não estará sempre em casa para controlar os excessos, se valer da automação é uma ótima alternativa.

De onde você estiver, poderá programar os eletrônicos — como TV, tablet, iPad — para se conectarem a jogos interativos com brincadeiras e atividades lúdicas que estimulem o aprendizado e a educação, tão logo sejam ligados.

⠀⠀⠀⠀

Inibição das distrações

⠀⠀⠀⠀

Ao mesmo tempo que as crianças são elétricas e bem-dispostas, elas podem acabar desviando a atenção para coisas banais quando estão realizando as atividades da escola.

Você não vai conseguir blindar uma criança de todas as interferências que a internet e os programas de televisão impõem, mas poderá fazer desses equipamentos uma ponte entre o mundo moderno e o interesse do seu filho em aprender sobre assuntos que serão úteis no futuro.

⠀⠀⠀⠀

Bloqueio de canais e sites

⠀⠀⠀⠀

Um caminho é bloquear a programação convencional ou sites pouco agregadores e infiltrar temas tecnológicos de interesses amplos — por exemplo, robótica e programação — e tradicionais, que funcionem como ferramentas pedagógicas.

É importante adotar uma postura de defesa contra conteúdos que não auxiliem na educação infantil, mas não transforme a tecnologia na grande vilã do comportamento desconexo de algumas crianças.

Muito embora haja uma gama de informações disponíveis no ambiente virtual, é obrigação dos pais monitorar e acompanhar todos os acessos permitidos aos filhos dentro de casa.

A automação residencial chegou para dar o suporte que você precisava ao permitir que você selecione e disponibilize nos equipamentos de casa um conteúdo de qualidade educativa e evolutiva para o seu filho.

⠀⠀⠀⠀

Gostou deste post sobre a automação residencial? Percebeu o quanto ela pode beneficiar a educação infantil? Então, deixe um comentário e divida com a gente e com os nossos leitores a sua opinião sobre o assunto!