fbpx
Assine nossa newsletter

Autoestima infantil: o que é e por que precisa ser incentivada?

Saber o quanto é amado e ser encorajado a testar coisas novas. Essas são algumas demonstrações que as crianças precisam receber para reforçar sua autoestima.

autoestima infantil

Você convive com crianças? Como faz para perceber como elas se sentem em relação a si mesmas? A autoestima infantil deve ser desenvolvida e incentivada desde a primeira infância para que os pequenos cresçam a partir do seu autoconhecimento e da descoberta de suas forças e capacidades, tornando-se mais prontos para as situações que a vida apresenta.

Afinal, ter uma autoestima positiva faz com que as crianças se sintam à vontade para experimentar coisas novas, além de se tornarem capazes de assumir riscos (adequados à sua idade, é claro) e resolver problemas por conta própria. Assim, terão uma fundação mais sólida para o seu aprendizado e desenvolvimento.

Que tal entender melhor sobre o assunto e descobrir de que maneira pode ajudar as crianças com quem convive a terem a sua autoestima reforçada? Vamos falar sobre o assunto, neste post!

⠀⠀⠀⠀⠀

O que é autoestima infantil?

⠀⠀⠀⠀⠀

A autoestima é uma forma de gostar de si mesmo da maneira como somos. Não se trata de ter excesso de confiança, que muitas vezes, pode ser prejudicial para o aprendizado e nos colocar em risco. Quando falamos de autoestima infantil, queremos dizer que as crianças elas devem acreditar em si mesmas e se conhecer, percebendo quais são as coisas nas quais são boas.

Nas crianças, a autoestima vem da conexão com as pessoas que estão à sua volta e da percepção de que existe alguém que se preocupa com elas. Além disso, estabelecer bons relacionamentos na comunidade onde vivem é uma forma de encorajá-las, ou seja de aumentar a sua confiança nelas mesmas e promover a sua autonomia.

Conheça os Fuzzy Bits

Por que incentivar as crianças a reforçarem sua autoestima?

⠀⠀⠀⠀⠀

As pessoas que estão insatisfeitas com quem são, em geral, perdem o ânimo para se relacionar com as outras, para enfrentar desafios e até mesmo para aprender.

Por isso, é tão importante fortalecer a autoestima infantil, ensinando aos pequenos como ser resiliente, ou seja, como levantar a cabeça e seguir em frente com confiança para dar novos passos.

Muitas vezes, as realizações e o sucesso no que eles fazem, como em um trabalho escolar ou uma competição esportiva, podem ajudar a criança a melhorar sua autoestima. Mas isso não significa que elas devam sempre vencer ou receber as melhores notas.

É nessa hora que o adulto tem o papel primordial de mostrar aos pequenos que o esforço e a determinação deles também merece elogios, lembrando-os que o resultado, mesmo que não seja o esperado, pode ajudá-los a ser melhor em outras áreas ou na próxima vez.

⠀⠀⠀⠀⠀

Como desenvolver a autoestima infantil?

⠀⠀⠀⠀⠀

Há muitas formas de ajudar a fortalecer a autoestima infantil e os adultos têm participação importante nessa construção. Veja algumas dicas:

  • faça com que a criança perceba que é amada da maneira como ela é;
  • passe tempo de qualidade com os pequenos, oferecendo atenção a eles;
  • encoraje a criança a tentar coisas novas, ajudando-a a descobrir quais são as suas aptidões e as suas melhores capacidades;
  • ofereça sempre aos pequenos a oportunidade de aprender a usar a criatividade e a curiosidade.

As ações dos adultos e, principalmente, suas reações diante das situações adversas na vida dos pequenos têm forte influência na autoestima infantil. Lembre-se sempre de mostrar às crianças o quanto elas podem ser fortes, criativas e capazes de encontrar as soluções para a sua vida e aprendizado.

Você convive com crianças e está interessado nos assuntos que possam ajudar a promover um desenvolvimento saudável e feliz para elas? Siga nossas páginas no Facebook e no Instagram para acompanhar nossos posts sobre o tema! Esperamos ver você por lá!


Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

PT | EN