fbpx
Assine nossa newsletter

Confira 4 atividades para fazer nas férias com os filhos

Que tal conciliar aprendizado e diversão no período de recesso escolar dos seus filhos?

atividades para fazer nas férias

Ao final de cada período letivo, as crianças ficam ansiosas para aproveitar o tempo livre que terão pela frente. Por outro lado, os pais já ficam preocupados, querendo entreter seus filhos com boas atividades para fazer nas férias.

Especialmente, aqueles que trabalham e têm uma rotina corrida nem sempre conseguem dedicar total atenção a esse momento. O risco de a criança ficar entediada quando não há uma programação é grande, portanto, é interessante propor algumas ideias para continuar estimulando o desenvolvimento delas.

Quer algumas dicas para fazer isso? Para ajudá-lo nessa missão, separamos algumas sugestões sobre quais atividades fazer com os filhos no período de férias. Acompanhe!

⠀⠀⠀⠀⠀

1. Esportes

⠀⠀⠀⠀⠀

As atividades esportivas são ótimas opções para ocupar o tempo das crianças, sendo que elas ainda contribuem para o desenvolvimento da saúde tanto física quanto mental. Como o mundo de hoje está permeado de tecnologia, não é difícil encontrar pessoas que vivem no sedentarismo desde a infância.

Ainda que a interação tecnológica também seja extremamente importante, a realização de uma atividade física regular é imprescindível ao longo da vida — e o quanto antes começar a construção desse hábito, melhor. São muitos os benefícios envolvidos: fortalecimento, concentração, postura, disciplina, equilíbrio, gasto energético, entre outros.

O ideal é testar várias modalidades (como natação, futebol, vôlei, dança, basquete, ciclismo etc.) para encontrar aquelas que são mais prazerosas para cada criança. Se possível, fazer algumas dessas atividades ao ar livre é outra dica bacana para estimular o contato com a natureza.

⠀⠀⠀⠀⠀

2. Oficinas

⠀⠀⠀⠀⠀

As oficinas funcionam como uma espécie de aula ou workshop para ensinar diversas habilidades para as crianças. Entre as mais comuns, estão oficinas de música, de jardinagem, de culinária, de pintura, artesanato e, mais recentemente, tecnologia e Cultura Maker.

Como a rotina escolar já costuma ser cheia de tarefas, muitas vezes, não há tempo de exercitar outros talentos. Então, essa ideia surge como uma espécie de brincadeira séria, que mistura diversão e aprendizado, unindo o útil ao agradável.

Um dos maiores benefícios é promover a autoestima da criança para que ela coloque a mão na massa e perceba que pode fazer muitas coisas diferentes. Embora em algumas localidades exista esse tipo de negócio, basta que um adulto se organize para montar uma oficina caseira mesmo, mas claro, tomando todos os cuidados necessários.

Conheça os Fuzzy Bits

⠀⠀⠀⠀⠀

3. Colônias de férias

⠀⠀⠀⠀⠀

Quem tiver a oportunidade também pode aproveitar para mandar os filhos para uma colônia de férias, que muitas vezes são organizadas por grupos independentes ou pela própria escola.

Uma das vantagens desse tipo de atividade é garantir o convívio social da criança e fazer com que ela desenvolva certas capacidades durante esse tempo, como a comunicação e o trabalho em equipe.

Nesse caso, a dica é ficar de olho na proposta oferecida pelo programa para verificar quais são as atrações planejadas e se elas cumprem as suas expectativas. Há cronogramas que incluem brincadeiras educativas e até temas tecnológicos. Os pais mais ativos podem se juntar para tentar viabilizar esse projeto, se não houver nenhuma colônia de férias disponível.

⠀⠀⠀⠀⠀

4. Jogos

⠀⠀⠀⠀⠀

Reunir pessoas queridas para jogar é sinônimo de diversão, sem contar que a família inteira pode participar e esses momentos ficam eternizados na memória. Os pequenos realmente percebem quando os pais se divertem com eles, assim como notam (mesmo que inconscientemente) quando eles são deixados de lado.

Logo, nada melhor do que aproveitar as férias para deixar os dias mais divertidos com jogos legais. Vale explorar desde as opções de tabuleiro até o simples “stop”, que só precisa de papel e caneta. Tente adaptar as propostas de acordo com a idade que prevalecer e busque muitas referências para não acabar cansando com um jogo só. O que importa é aprender brincando!

Viu só como não é difícil encontrar atividades para fazer nas férias com os filhos? É só colocar a criatividade em prática e ter uma dose de energia!

Se você tem interesse no assunto, aproveite para conhecer 4 filmes que estimulam a imaginação infantil. Um cineminha em casa é sempre agradável, não é verdade?


Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.