fbpx
Assine nossa newsletter

Conheça alguns artefatos para casa para instigar a curiosidade das crianças

artefatos para casa

Você sabia que, para instigar ainda mais as percepções criativas, o instinto investigativo e o poder de argumentação das crianças, alguns artefatos para casa são um grande auxílio para os pais nessa longa jornada de promover uma melhor e mais moderna educação?

As crianças são curiosas por natureza exercitando os cinco sentidos — visão, audição, olfato, tato e paladar — de forma visceral e estão em constante busca de respostas e soluções para tudo que gera dúvida ou desafio.

O objetivo deste post é apresentar a você — pai, mãe ou responsável — dicas de artefatos para casa que podem complementar os métodos de ensino tradicionais e estimular a curiosidade das crianças. Então, continue a leitura e entenda o assunto!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O que são artefatos?

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Conhecidos também como gadgets, são todos os dispositivos portáteis — smartphones, tablets, notebooks, HDs externos — com capacidade de transmitir informação e integrar ambientes virtuais.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Qual a importância de ter esses artefatos em casa?

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A tecnologia só é possível quando uma ferramenta adequada é utilizada como veículo condutor e multiplicador da informação que se deseja transmitir. Como os artefatos, ou gadgets, foram desenvolvidos para esse fim, somente com a ajuda deles será possível se atualizar quanto às tendências inovadoras do mundo.

O que isso traz de benefícios para as crianças? Sendo curiosas por essência, as crianças podem fazer uso de um artefato para estimular essa característica e assim desenvolver melhor o conhecimento sobre diversos temas e assuntos.

Se o seu objetivo for o de proporcionar a seu filho uma educação diferenciada e diversificada, os artefatos contribuem para que a criança tenha acesso a jogos interativos, livros, músicas e filmes, que podem ser disponibilizados de acordo com a faixa etária e o nível de aprendizado escolar.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O que cada artefato pode oferecer?

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Embora os artefatos tenham uma funcionalidade similar em alguns aspectos, cada um deles oferece recursos e facilidades para que seu filho tenha acesso a conteúdos contemporâneos e dinâmicos, evitando inclusive o tédio educativo, tão comum nas crianças em relação ao ensino tradicional.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Smartphone

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Se antes os aparelhos celulares se limitavam a fornecer meios de comunicação por voz, agora são completos e, além da utilização para falar, têm também diversas funcionalidades. Cada vez mais modernos, os smartphones trazem opções de jogos, livros, podcasts, música, entre outros.

Dependendo da idade da criança, é o artefato ideal para combinar o meio de localização rápida — utilizando voz ou dados para aplicativos de mensagens — e ferramentas interativas para complementar as atividades pedagógicas vistas na escola.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Tablet

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Se o objetivo for apenas oferecer meios de interatividade, os tablets já se configuram como a opção mais adequada. Sem acesso a uma linha telefônica, toda a memória será destinada a proporcionar a instalação de aplicativos estratégicos de estímulo à curiosidade da criança.

São artefatos que podem ser acessados em mais de um idioma, por exemplo, o que pode ser um reforço para as aulas de português e inglês na escola. A leitura melhora a escrita e, consequentemente, a fala da criança.

Muitos tablets já vêm com configuração pedagógica e disponibilizam atividades de lógica, matemática, história, geografia, entre outras áreas, que costumam ser mais dinâmicas e lúdicas do que as estudadas em sala de aula, o que desperta a curiosidade da criança e o desejo de aprender.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Notebook

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

As crianças, quando entram no ensino fundamental, passam a ter contato com outro tipo de ensino, onde os temas são divididos por disciplinas e cada uma delas exige pesquisa e aprofundamento para melhor compreensão desde a base.

É normal que a escola estimule o aluno a buscar fontes paralelas de conhecimento na internet — páginas oficiais, blogs, redes sociais — para que, dessa forma, ele participe de um universo atual. Utilizada de forma adequada, essa ferramenta oferece diversas informações relevantes.

Com um notebook e acesso a uma boa internet, a criança terá em mãos um dos melhores recursos de pesquisa. Incentivar esse comportamento é contribuir para a formação de um jovem e adulto com instinto de busca e curiosidade suficientes para se destacar entre milhares de possíveis concorrentes.

Se você tinha dúvidas quanto a disponibilizar artefatos para casa e estimular a curiosidade do seu filho, saiba que, com equilíbrio em relação ao tempo de utilização, cada um dos gadgets citados neste post podem trazer inúmeros benefícios para o aprendizado da criança.

O que você achou deste post sobre os artefatos para casa? Percebeu que é possível utilizar a tecnologia como meio de aprendizado diferenciado e complementar? Que tal então assinar a nossa newsletter para receber as nossas atualizações sobre esse e outros assuntos interessantes?