fbpx
Assine nossa newsletter

Aprender na prática: como aplicar a teoria no seu dia a dia?

Leia o nosso artigo e entenda a importância desse hábito

fuzzymakers_fuzzymakers_image_495.jpeg

Algumas pessoas podem pensar que o aprendizado é apenas o acúmulo de conhecimentos teóricos e o estudo tradicional. Porém, aprender na prática é fundamental para o desenvolvimento de habilidades e características que a teoria não é capaz de proporcionar.

A teoria e a prática devem estar associadas, pois os dois métodos são complementares e contribuem para a fixação do que é aprendido. A pessoa não consegue ser um bom profissional apenas com conhecimento teórico, é preciso demonstrar que sabe fazer. Do mesmo modo, sem a teoria necessária, é muito difícil conseguir desempenhar a função da maneira correta.

Por isso, é interessante encontrar maneirar de aplicar os conteúdos teóricos no dia a dia desde a infância, pois nesse período da vida o aprendizado acontece de forma natural. Além disso, a cultura de aprender na prática também é estimulada na criança.

Neste artigo, falaremos sobre os benefícios que as atividades práticas podem trazer, além de mostrarmos algumas maneiras interessantes para aplicar a teoria na prática. Acompanhe a leitura!

Quais são os benefícios cognitivos das atividades práticas?

O estímulo para o desenvolvimento cognitivo infantil é uma tarefa que deve ser compartilhada entre a escola e os pais. As atividades práticas são uma maneira simples de promover esse crescimento nas crianças.

Há diversas estratégias que podem ser utilizadas para aprimorar as habilidades motoras e intelectuais. Com dedicação e planejamento, é possível conseguir esse desenvolvimento por meio de atividades lúdicas e criativas, que além de eficientes para reforçar conhecimentos, são mais atraentes e divertidas.

Os benefícios cognitivos alcançados com as atividades práticas se estendem por diversas áreas, sendo importante diversificá-las para que elas atendam diferentes necessidades. Alguns desses benefícios são:

– melhorar o raciocínio;

– trabalhar a memória;

– trabalhar o planejamento e execução de trabalhos ou atividades;

– perfeiçoar a capacidade de resolver problemas;

– manter o foco e atenção;

– reforçar o aprendizado de sala de aula.

Conheça os Fuzzy Bits

Como aplicar a teoria na prática?

Um dos grandes desafios é saber como aplicar a teoria na prática. É comum encontrar escolas e professores que sabem compartilhar um conteúdo técnico com muita qualidade, mas não tem a mesma fluidez no momento de ensiná-los como aquilo deve ser feito.

É preciso adotar metodologias que auxiliem a colocar a teoria em prática. As crianças precisam ser protagonistas dos próprios processos de aprendizagem, ou seja, necessitam aprender a fazer e ter autonomia para realizarem determinadas tarefas.

Nesse contexto, podemos aplicar o que é chamado de cultura maker, que incentiva as pessoas a consertarem, construírem ou criarem seus próprios objetos. Dessa maneira, a criança aprenda fazendo, já que elas deixam um pouco os livros e as telas, para participarem de atividades variadas. Confira algumas sugestões para aplicar a teoria na prática!

Auxiliar o filho a praticar a teoria

A participação dos pais é fundamental para que os filhos encontrem atividades para praticar a teoria. A família pode encontrar maneiras de reforçar conteúdos matemáticos, por exemplo, pedindo ajuda para a criança na hora de elaborar uma receita ou nas compras no mercado.

Os pais têm um conhecimento maior sobre como os conteúdos teóricos são utilizados no cotidiano, por isso, devem procurar atividades caseiras ou familiares que possam dividir com os filhos. Desse modo, as crianças conseguirão praticar o que foi aprendido em sala de aula e entender a utilidade desses conteúdos.

Estimular jogos de tabuleiro

Os jogos de tabuleiro tradicionais, como ludo, trilha, damas e xadrez, envolvem decisões estratégicas. Eles exigem, entre outras coisas, que a criança aprenda e guarde as regras, faça planejamentos, pense no seu jogo de acordo com as possíveis jogadas do oponente e que consiga resolver problemas de forma individual.

Mesclar conteúdos da escola em atividades cotidianas

Encontrar atividades que necessitam dos conhecimentos adquiridos na escola é um dos caminhos, pois assim é possível que a criança tenha momentos de diversão, ao mesmo tempo que reforça o que aprendido.

Quando a criança aprende as capitais do Brasil, por exemplo, é interessante propor jogos que incentivem respostas e adivinhações com esses conhecimentos. Jogos de memória, de adivinhação e de perguntas e respostas são alternativas que podem trazer conteúdos teóricos com uma roupagem mais atraente.

Incentivar o uso da tecnologia

A tecnologia não deve ser deixada de lado na educação infantil, principalmente no cenário que vivemos, no qual as crianças já estão em contato com dispositivos tecnológicos desde muito novas. Com o acompanhamento dos pais, é possível explorar essas ferramentas de maneira positiva.

Alguns dispositivos tecnológicos incentivam o desenvolvimento cognitivo e motor dos pequenos, além de despertarem a autonomia e criatividade. Conteúdos como ciência e a própria cultura digital são muito explorados nesses espaços, sendo um bom canal para aprender sobre esses temas.

Qual é a importância de aprender na prática?

Como vimos durante o texto, aprender na prática traz benefícios variados para o desenvolvimento das crianças. Dentre todas as vantagens que podemos elencar, é interessante destacar o reforço que elas dão para o conteúdo que foi aprendido.

Nem sempre o estudo em sala de aula ou mesmo individual é suficiente para que a criança realmente aprenda o que é necessário. As pessoas costumam aprender de modos diferentes, enquanto alguns são mais visuais, outros têm mais facilidade com tarefas táteis, por exemplo, sendo importante dar oportunidades para que seu filho entre em contato com as diversas formas.

Quando uma criança tem a oportunidade de praticar o que aprendeu, ela reforça o conteúdo, estimulando o aprendizado de maneira diferente, o que facilita a compreensão. Além disso, a prática traz um sentido para o que está sendo estudado, mostrando que o conhecimento teórico é fundamental para o cotidiano.

Durante este artigo, vimos como aprender na prática durante o dia a dia é uma forma eficiente de reforçar o conteúdo e estimular as atividades cognitivas. Nem sempre é fácil transformar o teórico em algo prático, porém, com esforço é possível encontrar metodologias que facilitam essa mistura, proporcionando um aprendizado completo para as crianças.

Gostou de aprender mais sobre este tema? Então, entre em contato conosco e entenda como a Fuzzy Makers pode contribuir com metodologias diferenciadas!


Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.