fbpx
Assine nossa newsletter

5 dicas de tecnologia na educação infantil para estimular as crianças

tecnologia na educação infantil

Não dá para deixar de usar a tecnologia na educação infantil, afinal, as crianças já nasceram imersas no meio digital e podem desenvolver habilidades com o uso de diferentes recursos. Com a supervisão da família e da escola, os pequenos têm um mundo novo a explorar nessa era de conectividade.

Alguns dispositivos tecnológicos vão contribuir com o desenvolvimento cognitivo e motor dos pequenos, além de despertarem sua autonomia e criatividade. Isso é importante também para que eles se interessem por ciência e tecnologia e pode, inclusive, aumentar a atuação feminina nessas áreas.

Quer estimular as crianças com esse tipo de recurso? Então, acompanhe nosso post e fique por dentro de 5 dicas de tecnologia para trabalhar com esse público!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

1. Aplicativos

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Existes diversos apps direcionados para crianças de todas as faixas etárias. São dispositivos que ensinam sobre o alfabeto, formas, cores, matemática, regras gramaticais, idiomas, entre inúmeros outros temas. Os aplicativos podem contribuir para o aprendizado e coordenação motora dos pequenos, já que tudo é muito lúdico, colorido e programado de uma maneira intuitiva.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

2. Gamificação

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A gamificação é o uso do contexto dos jogos no universo da aprendizagem, com a proposta de vários desafios divididos por fases, que devem ser vencidos pela criança. Para isso, ela precisa resolver problemas e desenvolver o raciocínio lógico para avançar em cada etapa. O uso dessa tecnologia na educação infantil vai desenvolver a autoconfiança e também a perseverança, já que os pequenos percebem que podem errar e tentar de novo até acertar.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

3. Leituras online

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Ler jornais, revistas e livros em papel é um hábito que muitos adultos não conseguem trocar pelas leituras online. No entanto, as crianças dessa geração já cresceram em meio à tecnologia e, desse modo, um e-book é algo natural para ela. A vantagem é conseguir, de maneira acessível, diversas obras disponibilizadas de maneira digital por bibliotecas e editoras sem a necessidade de ter que comprar o livro físico.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

4. Vídeos

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Os vídeos podem trazer conteúdo variado, apresentado por meio de música ou histórias, por exemplo. Assim, certamente, vão chamar a atenção e despertar nesse público o interesse pelo conhecimento.

É um recurso que pode ser utilizado também de outra forma, invertendo a situação. A dica é colocar a criança para fazer um vídeo, o que vai estimular sua criatividade e apresentar noções importantes, como enquadramento. Ela pode também representar um papel, o que é um jeito de estimular a comunicação, driblar a timidez e até de trabalhar de modo cooperativo se a proposta incluir os amigos.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

5. Audiolivros

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

É claro que os audiolivros não vão substituir a leitura, mas podem auxiliar a criança a se envolver no universo das histórias infantis, como contos de fadas. Depois de ouvir o livro no formato digital, a família pode propor que ela reconte a história, o que vai estimular sua imaginação.

Viu só como você pode tirar proveito da tecnologia na educação infantil? É um universo fantástico que pode ser explorado pela tanto pela família quanto pela escola, pois vai contribuir para o desenvolvimento acadêmico e socioemocional das crianças.

Gostou das dicas que trouxemos neste post? Então, compartilhe-o em suas redes sociais para que seus amigos também saibam como utilizar os recursos digitais no aprendizado dos pequenos!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.